As inscrições para o processo de escolha em data unificada dos membros do Conselho Tutelar do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Rondonópolis (CMDCA) para o quadriênio 2024/2028 iniciam na terça-feira (2).
O edital nº 001/2023 foi publicado no Diário Oficial do Município (Diorondon) no último dia 17 ofertando dez vagas sendo cinco para a região I (Centro) e outras cinco para a Região II (Vila Operária) com salário de R$ 4.044,12 e carga horária de 40 horas semanais.
O processo é composto por seis etapas, a primeira será o recebimento das inscrições para registro das candidaturas e entrega de documentos dos interessados às vagas entre os dias 2 e 15 de maio no horário das 08h às 11h e das 13h às 16h, de segunda- feira a sexta- feira no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente/Núcleo dos Conselhos Municipais localizado na Av. Tiradentes, nº 1904 no Centro em Rondonópolis.
De acordo com o presidente da Comissão Especial do Processo de Eleição (CMDCA), Juvenildo de Souza, o processo de escolha é extenso começando com a avaliação da entrega de documentos e a posse está prevista para acontecer em janeiro de 2024.
“Precisa apresentar documentação, certidões, precisa passar por um processo de avaliação de prova objetiva, depois uma avaliação da prova psicológica, aí somente vai gabaritar-se para candidatar e pedir votos”, explicou Juvenildo.
Conforme explicou a secretária municipal de Promoção e Assistência Social, Fabiana Rizati, o conselheiro tutelar ele tem a função de resguardar todos os direitos da criança e adolescente, principalmente cuidar para dar proteção no momento que tem os seus direitos violados. “É um ator fundamental por zelar de todo o público infanto-juvenil”, citou.
No último processo eleitoral, ocorrido em 2019, foram mais de 300 inscritos e apenas 140 candidatos se qualificaram para concorrer as eleições.
O edital fundamentado na legislação pode ser conferido na integra no link: Diário Oficial Eletrônico Edição nº 5.428.
Fonte: mt.gov.br