As inscrições para a 4ª Virada Ambiental, que ocorre tradicionalmente em novembro, estão abertas até sábado, 19 de novembro, por meio do formulário. A iniciativa é gratuita para todos os Municípios brasileiros. Esta edição ocorrerá de 20 a 26 de novembro.
O objetivo da Virada Ambiental, um projeto de reflorestamento e conscientização ambiental, é sensibilizar toda a sociedade para a conservação dos recursos naturais por meio do plantio de milhares de mudas por todos os Municípios brasileiros. Devido à importância da ação, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) é uma entidade parceira na divulgação da iniciativa para os Municípios.
Os serviços ecossistêmicos proporcionados pelo plantio de espécies nativas são diversos e vão desde a preservação da biodiversidade local à prevenção de desastres, garantindo bem estar social e favorecendo atividades turísticas e desportivas ao ar livre no Município. Idealizado em 2019, o projeto surgiu com a proposta de fazer a neutralização de carbono da Universidade Federal de Goiás e ganhou força com parcerias, como com a Associação Goiana de Municípios (AGM) e a Federação Goiana de Municípios (FGM).
Mais de 175 Municípios de seis Estados já assinaram o termo de adesão em 2022. Em 2021, o projeto proporcionou o plantio de 178 mil mudas em Goiás e pretende ultrapassar essa marca em 2022.
Fonte: amm