Estão abertas as inscrições para o 2º Simpósio Estadual sobre Segurança de Barragens, organizado em parceria entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Mato Grosso (Ibape-MT). O evento será realizado entre os dias 16 e 18 de outubro, de forma presencial, no auditório da OAB-MT, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.
Ao todo, foram disponibilizadas 252 vagas. As inscrições devem ser feitas por meio deste link.
A qualificação terá a duração de 30 horas de palestras, mesas-redondas e visita técnica. O público-alvo compreende profissionais da área, estudantes e empreendedores, e para a obtenção do certificado de participação será necessário comprovar a presença em, no mínimo, 75% do evento.
O objetivo do simpósio é atualizar e dialogar comunidade, empreendedores e responsáveis técnicos com informações relacionadas à segurança de barragens no estado.
Serão abordados temas como Projetos, Mudanças Climáticas, Problemas Relacionados às Barragens Existentes, Plano de Segurança de Barragens, Plano de Ação e Emergência, Estudos de Ruptura de Barragens, Ações da Defesa Civil no Estado de Mato Grosso, Fiscalização.
A Sema apresentará a abordagem adotada por meio da Gerência de Segurança de Barragens, que desempenha o papel de análise e supervisão dos procedimentos.
Toda a programação está disponível aqui.
Palestrantes
O evento contará com a participação de palestrantes da Sema, Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager/MT), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso (CBM-MT), Defesa Civil de MT, Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), Agência Nacional de Mineração (ANM), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), HidroEng Engenharia Hidráulica, , Elera Renováveis, Walm Engenharia, Agro’sDam Segurança de Barragens, Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS – Núcleo Centro-Oeste), Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH/UFRGS) e Instituto Militar de Engenharia (IME).
Fonte: odocumento