Inovação e Municípios Inteligentes: banco de boas práticas é destaque na XXIV Marcha


Crédito: Agência CNM

Os avanços da tecnologia se tornam cada vez mais necessários para o desenvolvimento dos Municípios na prestação de serviços de áreas como saúde, educação e segurança pública. E todos os departamentos que envolvem a utilização de Inteligência Artificial e Big Data para ampliar as ferramentas de gestão, coleta e armazenamento de dados, análise e tomada de decisões demonstram resultados com maior eficiência, são muito importantes.

Para as políticas públicas referentes à saúde, a inovação, aliada à tecnologia, torna possível soluções de coisas simples, que sem a utilização continuam sendo complexas, como a otimização de filas de atendimento médico. No eixo segurança pública, muitos Municípios já realizam parcerias para integrar sistemas de monitoramento e que permitem a troca de informações, o compartilhamento de imagens e a cooperação com órgãos como o Detran e Polícia Civil, que tem como foco, dentre outras ações, diminuir a criminalidade. Na área da educação, alunos registram presença por meio de um leitor de reconhecimento facial e soluções como esta têm combatido a evasão escolar.

Experiências como estas serão apresentadas aos gestores municipais durante a XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, por meio do observatório de boas práticas municipais em um espaço exclusivo do Projeto InovaJuntos.

O InovaJuntos é um projeto internacional executado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES), com o apoio financeiro da União Europeia (UE). O observatório tem como objetivo contribuir para o fortalecimento de capacidades locais de implementação de políticas públicas e pode ser acessado aqui

Fonte: amm

Anteriores Projeto prevê loteria para socorro a municípios em calamidade pública
Próxima Premiê cambojano diz que tentativa do TPI de prender Putin pode desencadear guerra nuclear