Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A alta dos preços tem forçado mudanças significativas no cotidiano dos brasileiros. De acordo com pesquisa Datafolha divulgada no domingo (13), 58% da população afirma estar comprando menos alimentos do que antes. Entre os brasileiros com menor renda, esse percentual chega a 67%.
O levantamento revela que 8 em cada 10 brasileiros adotaram algum tipo de mudança nos hábitos de consumo devido à inflação. As principais alterações incluem a redução de idas a restaurantes (61%), substituição de marcas de café por opções mais baratas (50%) e diminuição no uso de luz, água e gás (50%). Também foram citadas a redução no consumo de bebidas (49%) e a compra de menos medicamentos (36%).
A pesquisa mostra ainda que 25% dos entrevistados dizem ter menos comida do que o necessário em casa. Para 60%, a quantidade de alimentos é suficiente, enquanto 13% consideram ter mais do que o necessário.
Na avaliação sobre a responsabilidade do governo federal, 54% dos entrevistados apontam que a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem “muita responsabilidade” pela alta dos preços dos alimentos. Outros 29% atribuem “um pouco de culpa” ao governo, e 14% consideram que o Planalto “não tem nenhuma responsabilidade”.
O levantamento foi realizado entre os dias 1º e 3 de abril, com 3.054 pessoas de 16 anos ou mais, em 172 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Segundo o Datafolha, os números permanecem estáveis em relação à pesquisa anterior, feita em março de 2023.
Fonte: gazetabrasil