Inédita marca chinesa projeta 5 carros no Brasil em 2023, mas não terá concessionárias


Mais uma fabricante chinesa de automóveis caba de desembarcar no Brasil: a Seres. Parceira da Huawei, empresa gigante de tecnologia da China conhecida pelos smartphones, a Seres começa sua atuação no país com o Seres 3, um SUV compacto elétrico que acaba de ser apresentado nesta quinta-feira (27), em São Paulo. Até o final do ano, a meta é lançar mais quatro veículos: três elétricos e um híbrido.

Vamos começar pelo Seres 3. O preço até então divulgado era de R$ 239.900, mas uma promoção especial de lançamento coloca o valor em R$ 219.900. Se o cliente quiser o modelo blindado de fábrica a quantia sobre para R$ 269.900 (também preço promocional, antes era R$ 319.900). Quando a pré-venda acabar, voltam as quantias anteriores.

O Seres 3 será o segundo SUV elétrico mais “barato” do Brasil, ficando atrás apenas do Hyundai Kona EV, oferecido por R$ 219.990. É provável, no entanto, que a vice posição não dure muito por conta da chegada no inédito Volvo EX30, que promete custar entre R$ 230 mil e R$ 250 mil, e sua pré-venda começa em setembro por aqui.

VEJA TAMBÉM

O Seres 3 é equipado com um motor elétrico no eixo dianteiro, que desenvolve 163 cv e 30,6 kgfm de torque, suficientes para ir de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos. O Seres 3 é um SUV elétrico compacto com 4,38 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,65 m de altura e 2,65 m de entre-eixos (o mesmo de um VW T-Cross). O porta-malas comporta 318 litros. Para efeitos de comparação, o Creta tem 4,30 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,63 m de altura, e 2,61 m de entre-eixos. Já o porta-malas tem capacidade para 422 litros.

O conjunto de baterias de íon-lítio de 53 kW proporcionam até 206 km de autonomia, segundo o Inmetro — números inferiores aos 256 km de autonomia do Jac e-JS4, dos 294 km do BYD Yuan Plus e ao Peugeot e-2008, que roda até 234 km. O SUV pode ser plugado em fontes de corrente alternada de 7 kW, onde demora pouco mais de sete horas e meia para chegar aos 100%. Em fontes de corrente contínua de 50 kW, a bateria vai de 20% a 80% da carga em 38 minutos.

Sopa de letrinhas (e números)

Além do Seres 3 já mencionado, a marca asiática pretende, até o final deste ano, colocar mais quatro carros à venda no país. O próximo da fila é Seres 5, outro SUV elétrico que já aparece em agosto com versões de 480 km ou 530 km de autonomia (WLTP). A potência de ambas fica em 430 cv (com mais de 945 kgfm de torque) fornecida por dois motores elétricos. O Seres 5 tem 4,71 metros de comprimento (menor que um Commander, por exemplo), mas com generosos 2,87 m de entre-eixos, 8 cm a mais que o próprio Jeep.

Mais para a frente virão mais dois elétricos, o M5 EVR e M7 EVR. O último, um utilitário híbrido batizado de E-5 PHEV, chega depois para concorrer com o Toyota Corolla Cross. A fabricante quer ainda ter o carro elétrico mais “em conta’ para concorrer o recém-lançado BYD Dolphin e o futuro GWM Ora 03.

Nada disso. As vendas serão online pelo site www.driveseres.com.br, com recepção, cadastramento de clientes, mecanismo de reserva e faturamento. A negociação será feita de forma direta entre a marca e o consumidor final, seja ele pessoa física ou pessoa jurídica. A marca chinesa pretende colocar showrooms para experimentações e visualização física dos carros apenas em cidades com maior demanda.

A Seres é uma empresa bem nova, fundada em 2016. Ela foi concebida inicialmente como SF Motors no Vale do Silício (EUA), produz veículos elétricos e seus investimentos vêm de dois grupos empresariais chineses, Dongfeng e Sokon (DFSK).

A marca tem sete fábricas no mundo, sendo duas na China, quatro nos Estados Unidos e uma no Japão. Os veículos do Brasil serão importados da Xangai.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores F1: Magnussen afirma não estar focado em renovação com a Haas no momento
Próxima Joelma reaparece após afastamento dos palcos e atualiza sobre seu estado de saúde