Jacarta está pronta para organizar uma reunião entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente dos EUA, Joe Biden, à margem da cúpula do G20, em Bali. A declaração foi dada pelo embaixador indonésio na Rússia, José Antonio Morato Tavares.
“A Indonésia ficaria muito feliz em fazer isso [organizar a reunião]. E já fizemos isso anteriormente. Por exemplo, durante o conflito no Camboja, a Indonésia sediou em Jacarta reuniões informais para os líderes do Vietnã e do Camboja, que estavam em disputa. Eles começaram com alguns coquetéis, e as coisas foram se desenvolvendo. Não prometemos que isso vai resolver imediatamente alguma coisa, mas simplesmente conversar um com o outro pode ajudar no andamento das discussões”, disse o embaixador, quando questionado se seria possível organizar uma reunião.
O embaixador acrescentou que o convite para participar da cúpula foi feito a Putin, mas que a decisão de comparecer pessoalmente permanece com Moscou.
“O presidente da Indonésia [Joko Widodo] veio aqui pessoalmente para convidar a Rússia a participar da cúpula. A Rússia, como membro do G20, é igualmente importante para qualquer outro estado membro”, disse o embaixador.