O diretor-geral do BI, Perry Warjiyo, afirmou que o novo cartão vai ser lançado pelo Ministério da Economia e Banco Central da República no Fórum Financeiro e Econômico que vai ser realizado em Jacarta, de 7 a 10 de maio deste ano, escreve o diretor-geral.
“Reforçaremos a digitalização dos sistemas de pagamento para melhorar a eficiência das transações em moeda nacional. Também começaremos a emitir oficialmente cartões de crédito físicos domésticos em estreita colaboração com o governo e a associação de cartões de crédito da Indonésia”, detalhou.
Segundo o Banco Central, o sistema de pagamentos nacional vai garantir maior independência e menores comissões.
Na última quinta-feira (20), Warjiyo também anunciou que o país começou a parar de usar o dólar americano para pagamentos internacionais.
“A Indonésia iniciou o processo de diversificação das moedas usadas em liquidações [financeiras]. Ou seja, começou a usar o esquema de transação em moeda local [LCT] em transações financeiras e comerciais internacionais. Na verdade, significa desdolarização porque [o esquema] não usa o dólar, mas outras moedas” no comércio internacional, enfatizou.
Nas palavras do diretor-geral, graças a este mecanismo não será necessário criar uma moeda nacional.
No dia 16 de março, o presidente da Indonésia, Joko Widodo, instou as administrações regionais do país a desistir dos sistemas de pagamento Mastercard e Visa para proteger as transações de “potenciais consequências geopolíticas”.
Fonte: sputniknewsbrasil