“O comissionamento do INS Vikrant na Marinha é uma garantia aos países nossos amigos de que somos totalmente capazes de contribuir para a segurança coletiva da região”, disse Singh em um evento oficial na cidade de Cochim, no sudoeste do país, para marcar a entrada em serviço do veículo na Marinha indiana.
O ministro da Defesa descreveu o evento como “uma conquista sem precedentes” da indústria de defesa doméstica da Índia, dizendo que Nova Deli estava se esforçando para atingir a autossuficiência na fabricação em todas as esferas, incluindo na produção de defesa.
Segundo ele, a belonave ajudará à Marinha a garantir que os interesses comerciais marítimos de Nova Deli permaneçam “protegidos” de qualquer eventualidade.
“À medida que a participação da Índia no comércio global cresce, importantes transações ocorrerão através das rotas marítimas. O INS Vikrant será, portanto, extremamente significativo para garantir a segurança marítima e nacional em geral da Índia nos próximos 25 anos“, observou o ministro.
O evento de alto nível foi presidido pelo primeiro-ministro Narendra Modi, com a participação de embaixadores de vários países, bem como outros convidados de alto perfil.
Ao fazer seus comentários no evento, o premiê constatou que as “preocupações de segurança” na região foram “ignoradas” pelos governos anteriores, mas se tornaram uma “grande prioridade de defesa” para seu governo. Ele também saudou o comissionamento do porta-aviões nacional como “símbolo de potencial e capacidades domésticas“.
“O INS Vikrant não é apenas um navio de guerra. Ele é um testemunho do trabalho árduo, talento, influência e compromisso da Índia do século XXI”, afirmou Modi.
A Índia se juntou à lista exclusiva de países, que incluem a Rússia, os EUA e a China, capazes de construir porta-aviões.
Modi revela nova bandeira da Marinha indiana
O primeiro-ministro Modi também revelou na quinta-feira (1º) a nova bandeira da Marinha indiana durante o evento, substituindo a insígnia da era colonial britânica, a cruz de São George.
A nova insígnia naval, conhecida como Nishan (marca), foi inspirada no imperador indiano do século XVII da Índia, Shivaji Bhonsale (ou Chhatrapati Shivaji).
“Até agora a identidade da escravidão tinha permanecido na bandeira da Marinha Indiana. Mas, a partir de hoje, inspirada por Chhatrapati Shivaji, a nova bandeira da Marinha voará no mar e no céu”, disse o líder indiano.