Índia e Rússia estão ajudando a acabar com predominância econômica do dólar, diz historiador indiano


24608213

Em 2022, ambas as nações celebraram 75 anos de relações diplomáticas. E este ano começaram a desenvolver o comércio entre suas respectivas moedas – rublo e rupia – o que ajudará a quebrar a predominância do dólar e do euro. O comércio rupia-rublo também servirá de exemplo para outros países que desejam promover suas próprias moedas.
De acordo com o dr. Ajay Kumar Dubey, professor de Relações Internacionais no Centro de Estudos Africanos da Universidade Jawaharlal Nehru, as relações russo-indianas vêm de longa data. O dr. Dubey diz que, embora seja “um momento difícil para a Rússia, a Rússia tem estado com a Índia em tempos muito mais difíceis para Nova Deli. A Rússia ficou com a Índia depois de [ela obter] independência [e] queria se afastar do Ocidente desenvolvendo sua própria economia e traçando sua própria política externa interna”.

“A Rússia desempenhou um papel muito forte no fortalecimento do nosso setor público e de outros setores centrais da economia. Todos conhecem esse tipo de amizade que a Rússia exibiu quando ficou ao lado da Índia durante 1971 [Guerra de Libertação de Bangladesh], quando os EUA estavam contra nós e enviaram seus navios da 7ª Frota para o oceano Índico”, afirma o professor Dubey. Ao enfatizar as estreitas relações entre Rússia e Índia, ele comenta: “Não esquecemos como a Rússia nos deu proteção naquela época, apesar das relações estreitas da Índia com os Estados Unidos agora”, diz ele.

Militares russos durante a grande abertura dos exercícios estratégicos anuais Vostok 2022, no campo de treinamento Sergeevsky, na região de Primorie, 31 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 01.09.2022

“[Falando da Ucrânia], é uma questão que você entende ao entender a própria fronteira [da Índia] com o Paquistão. Independentemente disso, as relações Índia-Rússia foram testadas pelo tempo. [Esses] laços são algo que [não depende] de apenas um ou outro incidente, mas são algo que ambos os países planejaram juntos para cooperar a nível internacional e apoiar um ao outro.”

Entre 5 e 6 de setembro, Rússia e Índia convidaram jovens para compartilhar seus projetos durante o Fórum Econômico do Oriente e o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo. Além disso, há três meses, em junho de 2022, foi realizado um painel no 25º Fórum de São Petersburgo, onde jovens de mais de 30 países também apresentaram seus projetos inovadores.
Anteriores Boa Safra inaugura Centro de Distribuição em Mato Grosso
Próxima Para agradar ao chefe: lutadores do DF tentam contrato com o UFC