Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável se referem ao plano de 17 objetivos interligados desenvolvidos pela Assembleia Geral da ONU em 2015 como um “plano para alcançar um futuro melhor e mais sustentável para todos”.
“Os países desenvolvidos têm essa tendência de dar mais atenção à questão ambiental. Isso foi o que a Índia, o Brasil e outros países em desenvolvimento observaram na reunião”, afirmou.
“Esses esforços [de reformar a governança global] ajudarão a criar modelos de desenvolvimento em que nenhuma região, país ou indivíduo seja deixado para trás. Esses esforços permitirão uma globalização centrada nas pessoas sem criar uma crise climática ou de dívida”, disse Jaishankar.
Ele descreveu a primeira direção como “ação decisiva para estimular o uso de dados para o desenvolvimento e a infraestrutura pública digital que é necessária em todo o mundo para desencadear a inovação de base”;
a segunda como “investir no desenvolvimento liderado por mulheres”, o que “não só ajuda a acelerar o progresso em todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, mas também garante resultados na prática para todos os setores da sociedade”;
a terceira como “garantir transições justas em todo o mundo”, o que “ajudará a garantir a sobrevivência do planeta no futuro”.
Fonte: sputniknewsbrasil