O governo do Estado de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (23) a instalação de um gabinete de crise para coordenar ações de combate aos incêndios florestais que estão devastando o interior do estado. Atualmente, 30 municípios estão em alerta máximo devido ao risco de grandes queimadas e às condições meteorológicas adversas.
Os incêndios estão ativos na maioria dessas cidades, agravados pela baixa umidade do ar e uma onda de calor intensa que afeta toda a região. A ação de monitoramento e controle envolve técnicos da Defesa Civil do Estado e das secretarias de Segurança Pública (SSP), Agricultura e Abastecimento, e Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).
Como parte das medidas emergenciais, a Fundação Casa transferiu temporariamente adolescentes e funcionários da unidade de Sertãozinho para o prédio da antiga unidade Ouro Verde em Ribeirão Preto. A transferência foi necessária devido à densa camada de fumaça que tomou conta do prédio de Sertãozinho. Não há registro de feridos, e os adolescentes permanecerão em Ribeirão Preto até que a situação seja normalizada.
A lista dos municípios em alerta máximo inclui:
- Alumínio
- Araraquara
- Bernardino de Campos
- Boa Esperança do Sul
- Dourado
- Iacanga
- Itápolis
- Itirapina
- Jaú
- Lucélia
- Monte Alegre do Sul
- Monte Azul Paulista
- Nova Granada
- Piracicaba
- Pirapora do Bom Jesus
- Pitangueiras
- Poloni
- Pompeia
- Pontal
- Presidente Epitácio
- Sabino
- Salmourão
- Santo Antônio da Alegria
- Santo Antônio do Arancanguá
- São Bernardo do Campo
- São Simão
- Sertãozinho
- Taquarituba
- Torrinha
- Ubarana
A situação é crítica, com incêndios florestais se alastrando rapidamente devido às rajadas de vento. Além disso, foram impostas interdições totais e parciais em diversas rodovias estaduais:
Interdições Totais:
- SP 215, km 204
- SP 291, km 17
- SP 425, km 139
- SP 563, km 214
- SPI 627/310, km 25
Interdições Parciais:
- SP 143, km 05
- SP 055, km 369,7
- SP 058, km 220,2
- SP 310, km 486
- SP 425, km 57
- SP 373, km 187,5
- SP 463, km 34
- SP 425, km 259,8
Desde quinta-feira (22), os incêndios têm causado transtornos significativos, com motoristas enfrentando visibilidade comprometida em várias rodovias da região de Ribeirão Preto. Em Urupês, dois funcionários de uma usina faleceram enquanto tentavam controlar o fogo.
Fonte: gazetabrasil