Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O palco principal do Tomorrowland, um dos maiores festivais de música eletrônica do mundo, realizado em Boom, na Bélgica, foi destruído por um incêndio na tarde desta quarta-feira (16). A nova edição do evento estava programada para começar nesta sexta-feira (18) e seguir até domingo, com continuidade no fim de semana seguinte. Apesar do ocorrido, o camping do festival, chamado DreamVille, seguirá aberto a partir desta quinta-feira (17), conforme comunicado oficial dos organizadores.
Em nota, o Tomorrowland informou que as atividades previstas para esta quinta-feira serão mantidas. “Podemos anunciar que o DreamVille abrirá amanhã (quinta-feira, 17 de julho) conforme o planejado e estará pronto para receber todos os visitantes”. No entanto, ainda não há confirmação se o festival retomará sua programação normal a partir de sexta-feira. “Estamos focados em encontrar soluções para o fim de semana do festival. Novas atualizações e informações detalhadas serão comunicadas o quanto antes”, garantiram os organizadores.
Em entrevista à imprensa, Debby Wilmsen, chefe de comunicação do evento, explicou que “amanhã receberemos os 38 mil participantes no camping” e que o festival começará oficialmente no dia seguinte. Ela lamentou a perda do palco principal: “A obra-prima não existe mais. Não podemos reconstruir o palco principal, pois foram anos de trabalho, mas todos os outros palcos permanecem intactos”. Após o incêndio, restam 15 palcos disponíveis.
O jornal local De Standaard informou que o fogo foi controlado por volta das 19h30, mas destruiu a maior parte da decoração do palco principal. Às 21h, o corpo de bombeiros afirmou que o incêndio estava sob controle, embora as causas ainda sejam desconhecidas, conforme explicado por Wilmsen. Não houve feridos ou vítimas fatais.
Cerca de 1.000 trabalhadores estavam na área preparando o festival, que atrai anualmente milhares de pessoas ao redor do palco principal, que neste ano tinha como tema “O Mundo de Orbyz”, inspirado em um universo onírico de gelo. Em 2024, o palco tinha aproximadamente 36 metros de comprimento por 160 metros de largura, embora as dimensões deste ano não tenham sido divulgadas.
A polícia local confirmou o incêndio por volta das 18h. Moradores relataram fortes explosões e vídeos registrados por presentes mostram fogos de artifício subindo ao céu sobre o palco principal antes do fogo começar.
O Tomorrowland reúne a cada verão dezenas de milhares de fãs de música eletrônica de todo o mundo em dois fins de semana consecutivos. Entre os principais artistas da edição deste ano, na primeira noite, estão Martin Garrix, David Guetta e Charlotte De Witte.
Em 2024, o festival recebeu cerca de 400 mil pessoas provenientes de mais de 200 países. Para a edição atual, os ingressos esgotaram rapidamente e a expectativa era receber cerca de 800 mil visitantes ao longo dos dois finais de semana, segundo a revista DJ Mag.
Segundo o portal Eventplanner, o evento gerou mais de 112,8 milhões de euros em receita nos últimos anos. As datas oficiais para a edição de 2025 eram de 18 a 27 de julho.
Fonte: gazetabrasil