Incêndio de grandes proporções atinge lavoura e ameaça comunidade em Nova Ubiratã


Um incêndio de grandes proporções atinge, desde a semana passada, uma lavoura às margens da MT-242, próximo à comunidade Santo Antônio, em Nova Ubiratã. As chamas, que já avançam sobre uma área de reserva florestal, ameaçam moradores e animais da região.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o combate é dificultado pelas altas temperaturas e pela baixa umidade do ar. Produtores rurais pedem apoio de vizinhos com maquinários e caminhões-pipa para auxiliar no controle do fogo, além de cobrar ações mais efetivas das autoridades.

O comandante dos bombeiros de Sorriso, major Leandro Kunze, informou que equipes de Sinop foram mobilizadas e atuam no local. “Estamos priorizando a proteção das áreas de maior risco. Em alguns pontos, não é possível realizar o combate direto devido às condições”, explicou.

Atualmente, os bombeiros combatem cerca de 30 incêndios florestais em Mato Grosso e monitoram 112 focos de calor ativos, sendo 97 incêndios florestais, 17 deles em terras indígenas e 15 queimadas irregulares.

 

No cenário nacional, o estado está entre os que mais registram focos de calor. De janeiro até sexta-feira (5), foram contabilizados mais de 7,4 mil focos, número 76% menor que no mesmo período de 2024, quando houve mais de 31 mil ocorrências. A redução é atribuída ao período de chuvas mais prolongado neste ano.

Fonte: nortaomt

Anteriores Alckmin critica tarifaço dos EUA e rebate anistia antecipada
Próxima Ibovespa tem oscilação discreta em dia de feriado nos EUA