Embora nenhum artefato tenha sido encontrado no interior para determinar sua data, seu estilo arquitetônico, comparável a outros túmulos, sugere que ele remonta ao século III d.C., relata The History Blog.
O sepultamento foi achado na necrópole de Hisardere, um cemitério fora das fortificações da cidade antiga que esteve em uso do século II ao século V d.C. O túmulo com afrescos era um hipogeu, uma câmara subterrânea escavada no solo. A parede sul foi destruída, mas as paredes leste, oeste e norte estão intactas, assim como o teto abobadado.
As paredes estão todas cobertas de afrescos coloridos de flores, pássaros, padrões de redemoinho, bordas largas de cor vermelha e figuras humanas.
İznik’te Hisardere Nekropolü’nde yürütülen kazılarda, Anadolu’da şimdiye dek bilinen tek örnek olma ihtimali taşıyan ‘Çoban İsa’ (Good Shepherd) figürü bulundu. pic.twitter.com/Bnxu5B2LdF
— Onedio (@onedio) December 10, 2025
O teto abobadado cria um painel semicircular arqueando sobre o local de repouso, que é decorado com uma figura de um Jesus jovem, sem barba e em pé com um carneiro drapeado sobre seus ombros, detalha o portal.
Esta iconografia de Jesus como pastor do seu rebanho era muito difundida na arte funerária romana no período paleocristão e viria a ser um dos mais importantes motivos da imagem cristã, mas este é o primeiro exemplo conhecido do período paleocristão fora da Itália.
Fonte: sputniknewsbrasil







