Importações de óleo de palma pela Índia em março caem à mínima de 10 meses


 

Por Rajendra Jadhav e Ashitha Shivaprasad

MUMBAI (Reuters) – As importações de óleo de palma pela Índia em março caíram para seu nível mais baixo em 10 meses, uma vez que os preços mais altos levaram as refinarias a substituir o óleo de palma por óleo de girassol, produto cujas importações atingiram o segundo maior nível já registrado, disse um importante órgão comercial.

A redução das compras de óleo de palma pela Índia, o maior importador mundial de óleos vegetais, pode limitar a recuperação dos futuros de referência na Malásia, que estão sendo negociados perto da máxima em um ano.

O aumento das compras de óleo de girassol, por sua vez, ajudará a reduzir os estoques do produto na região do Mar Negro.

As importações de óleo de palma caíram cerca de 2,5% em março em relação ao mês anterior, ficando em 485.354 toneladas, o menor valor desde maio de 2023, informou a Associação de Extratores de Solventes da Índia (SEA) em um comunicado na quinta-feira.

A queda dos estoques de óleo de palma nos países produtores elevou os preços, fazendo com que os compradores indianos trocassem o óleo de palma pelo óleo de girassol, disse à Reuters B.V. Mehta, diretor executivo da SEA.

As importações de óleo de girassol no mês aumentaram cerca de 50%, chegando a 445.723 toneladas, o segundo maior volume já registrado, informou a SEA.

As importações de óleo de palma bruto (CPO) são oferecidas a cerca de 1.040 dólares a tonelada, incluindo custo, seguro e frete (CIF), na Índia para entrega em maio, enquanto o óleo de soja e o óleo de girassol são oferecidos a cerca de 1.015 dólares e 975 dólares a tonelada, respectivamente, segundo negociantes.

As importações de óleo de soja em março aumentaram 26,4%, para 218.604 toneladas, em relação ao mês anterior, e ficaram muito abaixo da média mensal de importações de 306.000 toneladas observada no último ano comercial encerrado em 31 de outubro.

O aumento das importações de óleo de girassol e de óleo de soja elevou o total das importações de óleo vegetal da Índia em março para o nível mais alto em seis meses, para 1,149 milhão de toneladas, 18,8% a mais do que no mês anterior, segundo os dados.

A Índia compra óleo de palma principalmente da Indonésia, Malásia e Tailândia, enquanto importa óleo de soja e óleo de girassol da Argentina, Brasil, Rússia e Ucrânia.

(Reportagem de Rajendra Jadhav, em Mumbai, e Ashitha Shivaprasad, em Bengaluru)

((Tradução Redação São Paulo))

REUTERS LF

Fonte: noticiasagricolas

Anteriores Além do Marco Civil da Internet, TSE desprezou Lei Eleitoral em resolução para as Eleições 2024
Próxima Bases dos EUA em torno do Irã se tornaram calcanhar de Aquiles de Washington, diz analista à Sputnik