IGP-M acelera em fevereiro e “inflação dos aluguéis” volta a subir


Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
👉 Telegram: [link do Telegram]👉 WhatsApp: [link do WhatsApp]

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), conhecido como a “inflação dos aluguéis”, registrou alta de 0,39% na primeira prévia de fevereiro, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre). O resultado representa uma aceleração em relação aos 0,33% registrados no mesmo período de janeiro. No acumulado do mês passado, o índice encerrou com variação positiva de 0,27%.

O IGP-M é amplamente utilizado para reajustar contratos de aluguel e é composto por três subíndices. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M), que tem maior peso na composição do indicador (60%), apresentou alta de 0,37%, acima dos 0,31% registrados na primeira prévia de janeiro. Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M), responsável por 30% do índice geral, avançou 0,22%, mas mostrou desaceleração em comparação aos 0,30% do período anterior. O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M), que responde por 10% do IGP-M, foi o que mais avançou, registrando alta de 0,85% nesta leitura, contra 0,51% na prévia do mês passado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O avanço do IGP-M pode impactar diretamente o mercado imobiliário, influenciando nos reajustes de contratos de aluguel. Apesar da desaceleração no IPC-M, o aumento no IPA-M e no INCC-M reforça a tendência de elevação dos custos, especialmente para os consumidores e o setor da construção civil.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Fonte: gazetabrasil

Anteriores Trump está levando relações entre China e América do Sul ao seu 'melhor momento', diz mídia
Próxima F1: Oracle barra patrocínio à Red Bull por conflito de interesses