A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) assinaram, na manhã desta terça-feira (20), um acordo de cooperação técnica visando a capacitação de servidores do Instituto, por meio da destinação de vagas extras nos Programas de Pós-Graduação da UFMT.
De acordo com o reitor da UFMT, professor Evandro Soares, a Instituição é a maior do estado em pós-graduação stricto sensu, de forma que tem papel central no desenvolvimento de profissionais de ponta tanto no setor privado quanto público.
“É muito importante a UFMT manter este relacionamento com o IFMT, assim como outras Instituições Públicas de Ensino Superior do estado, tanto no escopo do ensino, pesquisa e extensão, quanto em questões administrativas, e o mestrado e doutorado são fundamentais para essa troca”, afirmou.
No mesmo sentido, o reitor do IFMT, professor Julio Cesar dos Santos, disse que essa é uma oportunidade sem precedentes para a capacitação de servidores e, por consequência, para melhoria da qualidade dos serviços ofertados pelo IF. “A UFMT tem sido uma grande parceira do IF em vários projetos e agora, em mais esse, que sem dúvida vai transformar a vida dos servidores e melhorar o que ofertamos para a sociedade”, completou.
Em um levantamento realizado pelo IFMT, a perspectiva é de uma demanda aproximada de 500 servidores interessados em diferentes áreas do conhecimento e que poderão aproveitar do Programa de Qualificação dos Servidores (PQS-IFMT) ao longo dos anos.
“Como instituição de maior porte na pós-graduação do Estado, a UFMT atua em sua responsabilidade institucional de acolher essa demanda do IFMT. Esse é um convênio de longo prazo e os programas vão disponibilizar suas vagas paulatinamente para atender essa demanda”, explicou o Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação (Propg), professor Jackson Resende.
Ainda de acordo com o pró-reitor, o próximo passo é realizar um convite para os Programas da UFMT aderirem ao PQS-IFMT, com a perspectiva de abertura de vagas no próximo ano.
Também participaram do encontro o professor Vitale Neto, o Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFMT, professor Epaminondas Magalhaes e Liliane Silva Pena, Chefe de Gabinete.
Fonte: ufmt