A idosa Benedita da Costa chegou aos 94 anos com uma saúde de ferro, mas devido a uma queda fraturou o fêmur e precisou ser hospitalizada. Foi no Hospital Municipal São Benedito (HMSB), gerido pela Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), sob a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, que recebeu o acolhimento e tratamento adequado para a sua recuperação.
Já de alta, após ser medicada, realizar exames e passar por cirurgia de prótese de quadril, a idosa retornou à unidade na sexta-feira (23), para dar continuidade no atendimento, com a realização de novos exames, e consulta de retorno com médico ortopedista no ambulatório. Acompanhada do filho e das netas, a idosa recebeu uma homenagem e buquê de flores das equipes do Núcleo de Gestão de Qualidade e Ouvidoria.
“Meu sentimento é de agradecimento. Fui muito bem tratada por todos. Agradeço a atenção dos médicos e da equipe da enfermagem (enfermeiros e técnicos em enfermagem). Passei dias internada, mas o bom atendimento e tratamento foram importantes para a minha recuperação. Estou muito bem e feliz com o carinho”, destacou dona Benedita, moradora de Cuiabá, viúva, e mãe de 6 filhos.
A neta, Izis Milhomem, acompanhou a avó durante o período de internação. Ela contou que a homenagem realizada pela equipe do hospital é bem significativa. “Essa ação humanizada demonstra a preocupação da equipe com a valorização do paciente. É uma maneira encontrada para dar ânimo e alegria. Gostamos muito”, informou.
Segundo o médico e diretor-técnico do HMSB, Dr. José Mário Podanosque, o êxito na recuperação do paciente se deve a dois fatores, a parte clínica e a parte humanizada. “Quando os profissionais da saúde se colocam no lugar dos pacientes e do familiar, que vivencia o processo de hospitalização, a cura é muito mais rápida. O objetivo é envolver a equipe para transmitir confiança, segurança e apoio para que o paciente se sinta bem no ambiente hospitalar”, ressaltou.
Para Paulo Rós, diretor-geral da ECSP, o acolhimento proposto pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro ajuda na eficácia do tratamento e também no índice de satisfação dos pacientes.
“Diariamente recebemos muitos elogios na Ouvidoria, são mais de 95% de aprovação dos serviços prestados aos usuários do SUS. A missão é continuar com o acolhimento proposto, sempre pensando nas necessidades do paciente, no ponto de vista de como o paciente é tratado na unidade hospitalar e do que ele precisa para melhorar a sua saúde física e mental”, concluiu Rós.