Identidade: Cuiabá projeta formar ídolos nascidos em Mato Grosso


O processo de formação de atletas no Cuiabá tem se aprimorado de forma elevada nos últimos anos – fruto dos investimentos do clube na estruturação das categorias de base. Com resultados expressivos nas últimas temporadas, a base do Dourado começa a atingir o principal objetivo: revelar atletas para a equipe profissional.

O grande exemplo é o jovem Rikelme. Natural de Cuiabá e formado integralmente nas categorias de base do clube, foi destaque na conquista do Brasileirão de Aspirantes de 2022 e nas boas campanhas do Dourado na Copa São Paulo e no Campeonato Brasileiro Sub-20 da atual temporada, antes de ser promovido ao grupo profissional e se tornar um dos expoentes do time comandado pelo técnico António Oliveira. Para coroar o ano – que ainda está na metade – Rikelme foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-20 em abril.

“Cheguei na base aos 15 anos e vivi toda essa evolução. Acompanhei e vivenciei o crescimento do clube, e sou testemunha de como as coisas mudaram para melhor. Pude me desenvolver como atleta e como ser humano, aprendi muita coisa e isso só foi possível pela estrutura que o clube está proporcionando. Se hoje estou realizando os meus sonhos e os da minha família, é graças ao Cuiabá e sempre vou ser grato por isso. É motivo de muito orgulho representar o time da minha cidade”, afirmou o camisa 20 do Dourado.

Além de ser exemplo de atleta formado na base do clube, Rikelme pode ser usado como amostra do principal projeto do Cuiabá para as próximas temporadas: formar jogadores nascidos em Mato Grosso, com identificação local, reforçando ainda mais a presença do estado no cenário nacional do futebol e aumentando o vínculo dos atletas com o clube.

“O grande projeto do Cuiabá é ser uma das referências do país na formação de atletas, e estamos trabalhando arduamente para isso, investindo em estrutura física e humana e aprimorando os processos internos para que os jovens tenham o melhor desenvolvimento possível. O próximo passo é intensificar a observação e captação de talentos nascidos aqui no estado, pois queremos formar os nossos ídolos dentro de casa. Esse é o nosso maior sonho e vamos realizá-lo”, destacou Cristiano Dresch, vice-presidente do Dourado.

“A gente sabe que um atleta local, formado em casa, tem uma identificação muito mais forte com o clube e com o estado. Temos o Rikelme como maior exemplo. Um atleta de alto nível, formado integralmente na nossa base e que nos orgulha muito. E nós temos a certeza de que ainda vamos ter muitos jogadores como ele. A mensagem que queremos passar é a de que qualquer criança pode se tornar um Rikelme, e nós vamos buscar oportunizar o máximo de talentos locais que for possível”, completou o diretor.

Escolinha oficial do Cuiabá: a porta de entrada para a base do Dourado

Para os jovens talentos nascidos em Cuiabá, a principal porta de entrada para as categorias de base do Dourado é a escolinha oficial do clube, localizada na Beira-rio. Recebendo alunos com idade entre 6 e 14 anos, a equipe técnica seleciona os destaques para integrarem as divisões de formação – a partir da categoria sub-11.

Assim como tem ocorrido nas categorias de base, o clube projeta, já nos próximos anos, ampliar a estrutura da escolinha – aumentando o espaço atual e abrindo outros polos pela capital e em outras regiões de Mato Grosso.

“O futuro do Cuiabá passa diretamente pelos investimentos que estamos fazendo nas nossas categorias de base e pelos nossos planos para a escolinha. Temos um projeto de ampliá-la, criar novos polos dentro de Cuiabá e por todo o estado de Mato Grosso. Esse é um passo importante para alcançarmos o objetivo de formar nossos ídolos dentro de casa, jogadores nascidos aqui em nosso estado. Vamos ter muitos outros atletas como o Rikelme representando nossa cidade, nosso clube, nossa região. Cada vez mais ídolos orgulhando nosso povo”, frisou Cristiano.

Para mais informações sobre como ingressar na Escolinha oficial do Cuiabá, entre em contato através do telefone (65) 98463-7676 ou pelo Instagram no @escolinhadocuiaba. É possível agendar uma aula experimental gratuita.

A Escolinha do Cuiabá fica na Avenida Beira-rio, 3930, e atende ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h30 e aos sábados das 8h às 12h.

Outdoor na Escolinha do Cuiabá.

Fonte: cuiabaesporteclube

Anteriores Polícia Civil cumpre mandado de internação de adolescente autor de estupro
Próxima F1: troca de pilotos em meio a temporada não é inédita na AlphaTauri. Relembre outros casos