A espessura do iceberg é de cerca de 150 metros. Os cientistas observaram que este evento faz parte das mudanças naturais da geleira e não está relacionado ao aquecimento global.
Cerca de dez anos atrás, foram notadas rachaduras em sua superfície, e, no ano passado, um iceberg com uma área de 1.270 quilômetros quadrados se separou da geleira. Observações indicam que ele agora se encontra no mar de Weddell.
O iceberg se partiu perto da estação de pesquisa britânica Halley VI. Sua equipe está monitorando constantemente o estado da plataforma de gelo. A base já havia sido movida 12 quilômetros para o interior, pois as rachaduras crescentes no gelo ameaçavam separá-la do continente.
Os cientistas trabalham na estação apenas durante o período de verão, que na Antártica dura desde novembro até março. No inverno é também monitorado por uma rede automatizada de dispositivos GPS de alta precisão ao redor da estação.
Anteriormente, foi noticiado que um iceberg gigante tinha se separado da “Geleira do Juízo Final” na Antártica (em fevereiro de 2022). Suas dimensões são 77 por 40 quilômetros.
Fonte: sputniknewsbrasil