Está confirmado e já em andamento o estudo conjunto da CNA e do Cepea, com o apoio das federações e sindicatos que irá criar uma referência oficial para preço de Feijão. Atualmente, o grupo está na fase de coleta de informações sobre o mercado de Feijão. Após o Paraná, foi a vez de São Paulo receber a equipe responsável pela coleta de dados.
O objetivo é construir indicadores de preços do Feijão. Segundo Tiago Pereira, assessor técnico da CNA, os produtores relataram a falta de informações precisas sobre a cultura, contribuindo para a especulação no mercado. “Eles expressaram concordância quanto à necessidade de um acompanhamento mais detalhado do mercado para embasar suas decisões, e o indicador seria importante para essa finalidade”, disse.
“Essa primeira fase do projeto visa não apenas coletar dados sobre a produção, mas também estabelecer um sistema de monitoramento contínuo, com o apoio das federações e sindicatos rurais da região, para fornecer informações aos produtores”, ressaltou Pereira.
Fonte: noticiasagricolas