Programada para o período de 26 de agosto a 5 de setembro, a ESG Double Week é uma iniciativa do Grupo de Trabalho Sustentabilidade e ESG do Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil. Esta será a segunda edição do evento, que pode ser acessado gratuitamente e acontecerá no formato on-line.
“Nosso objetivo é aprofundar o debate da agenda de Sustentabilidade e ESG a fim de colaborar para a jornada de protagonismo que o Brasil assumiu, dando o exemplo para o mundo como o primeiro país a adotar oficialmente as normas de divulgação de sustentabilidade e fatores climáticos, além de colocar os contadores no papel central da preparação dos relatórios de sustentabilidade e do processo de asseguração. Também pretendemos estimular que os profissionais das diversas áreas envolvidas na divulgação da sustentabilidade das empresas, cada um com seu papel e responsabilidade, sejam agentes de mudanças positivas para o mercado de capitais e a sociedade”, assinala Reinaldo Oliari, coordenador do GT Sustentabilidade e ESG do Ibracon.
Para tanto, serão debatidos temas como: as expectativas dos reguladores em torno da agenda de sustentabilidade, os projetos de lei e políticas públicas de sustentabilidade e mercado de carbono, além de apresentar como as divulgações de sustentabilidade serão um diferencial para o mercado de capitais e de que maneira podem afetar a governança das empresas, entre outros.
Os painéis acontecerão no período da manhã, das 9 às 11 horas, sempre com duas horas de duração. Ao todo, serão 18 horas de programação, nove webinars e mais de 30 painelistas que são referência nos temas, com destaque para a participação internacional de Verity Chegar, membro do board do ISSB (International Sustainability Standards Board), entidade que desenvolve a base global das normas de divulgações financeiras relacionadas à sustentabilidade.
Além dos especialistas do Ibracon, também participarão como painelistas representantes de empresas e entidades como: Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca); Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec); Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima); Banco Central do Brasil; Banco Itaú; Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS); Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Conselho Federal de Contabilidade (CFC); Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC); Lojas Renner, Mattos Filho; Ministério da Fazenda; e Vale.
ESG Double Week
Local: on-line
Data: 26/08 a 05/09
Horário: das 9 às 11 horas
Programação
26/08 (8h30 às 9h) – Abertura com as participações de Sebastian Soares, presidente do Ibracon; Aécio Prado Dantas, presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC); e Alexandre Pinheiro dos Santos, superintendente geral da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
26/08 – Painel 1 (9h às 11h) – Expectativas dos reguladores em torno da agenda de sustentabilidade. Painelistas: Eduardo Flores, coordenador Técnico do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS); Ana Tercia Rodrigues, vicepresidente Técnica do Conselho Federal de Contabilidade (CFC); Uverlan Rodrigues Primo, chefe adjunto do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central do Brasil; e Fernando Constantino, analista na Gerência de Normas Contábeis da CVM.
27/08 – Painel 2 (9h às 11h) – Frameworks de sustentabilidade e sinergia com as novas normas do ISSB (IFRS S1 e S2). Painelistas: Reinaldo Oliari e Viviene Bauer, respectivamente coordenador e membro do GT Sustentabilidade e ESG do Ibracon.
28/08 – Painel 3 (9h às 11h) – CBPS 1 (IFRS S1) – Principais requerimentos de divulgação de sustentabilidade: O que precisa ser divulgado e de que forma? Painelistas: Clayton Codo e Renati Suzuki, membros do GT Sustentabilidade e ESG do Ibracon, e Alexsandro Tavares, gerente sênior de Contabilidade das Lojas Renner.
29/08 – Painel 4 (9h às 11h) – CBPS 2 (IFRS S2) – Principais requerimentos de divulgação de fatores climáticos: O que precisa ser divulgado e de que forma? Painelistas: Leonardo Costa, Maikon Castilho e Vanessa Matos, membros do GT Sustentabilidade e ESG do Ibracon.
30/08 – Painel 5 (9h às 11h) – Projetos de lei e políticas públicas de sustentabilidade. Como o Brasil poderá endereçar uma agenda genuína e com propósito. Painelistas: Maria Clara Troncoso, diretora na Secretaria de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda; Fernando Rieche, coordenador-geral de Reformas Microeconômicas na Ministério da Fazenda; Antonio Augusto Rebello Reis, sócio do Mattos Filho Advogados; Leandro Ardito, membro da Comissão Nacional de Normas Técnicas (CNNT) do Ibracon; e Rodrigo Rosa, assessor sênior do presidente do Senado Federal.
02/09 – Painel 6 (9h às 11h) – Como as divulgações de sustentabilidade serão um diferencial para o mercado de capitais brasileiro. Painelistas: Fabio Coelho, presidente da Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec); Carlos Takahashi, diretor da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima); César Sanches, head de Sustentabilidade da B3; e Diego Barradas, coordenador do GT Capital Markets do Ibracon.
03/09 Painel 7 (9h às 11h) – Contexto internacional de adoção das normas de sustentabilidade. O que está por vir? Painelistas: Verity Chegar, membro do board do ISSB (International Sustainability Standards Board); Tadeu Cendón, membro do board do International Accounting Standards Board (IASB); Zulmir Breda, coordenador de Operações do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS); e Reinaldo Oliari, coordenador do GT Sustentabilidade e ESG do Ibracon.
04/09 – Painel 8 (9h às 11h) – Como as divulgações de sustentabilidade atuais afetam a governança das empresas e qual a expectativa com relação às novas normas. Painelistas: Alexandre Carboni Machado, membro do GT Sustentabilidade e ESG do Ibracon; Leandro Almeida, coordenador da Comissão de ESG da Abrasca; José Victor Sousa, Head de Relatórios Financeiros e Controles Internos da Vale; Valéria Café, diretora geral do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC); e Virginia Nicolau Gonçalves, gerente de reporte ESG em RI do Banco Itaú. 05/09 – Painel 9 (9h às 11h) – Processo de asseguração dos relatórios de sustentabilidade: O impacto para preparadores e auditores independentes. Painelistas: André Cabral e Mauricio Colombari, membros do GT Sustentabilidade e ESG do Ibracon; e Amaro Gomes, membro de Comitês de Auditoria.
Fonte: noticiasagricolas