Dados divulgados pelo IBGE na manhã desta quarta-feira (12) revelam um aumento de 0,5% no volume de serviços no Brasil, na transição de março para abril. Este é o 2º mês consecutivo de crescimento, seguindo o avanço de 0,7% observado de fevereiro para março.
Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), o setor registrou um crescimento de 5,6% em comparação com abril do ano anterior, acumulando um aumento de 2,3% no ano e de 1,6% nos últimos 12 meses.
Entre as cinco atividades do setor de serviços analisadas, três registraram aumento de março para abril deste ano. Destacam-se os segmentos de transporte (1,7%) e outros serviços (5,0%). Além disso, a atividade de informação e comunicação (0,4%) alcançou seu ponto mais alto na série histórica, iniciada em 2012.
Por outro lado, houve queda nas atividades de serviços profissionais, administrativos e complementares (-1,1%) e nos serviços prestados às famílias (-1,8%), revertendo o crescimento observado de fevereiro para março.
O índice de atividades turísticas, analisado separadamente pelo IBGE, apresentou uma expansão de 2,3% em abril em relação a março, marcando o segundo resultado positivo do segmento. Apesar disso, encontra-se 4,7% acima do patamar de fevereiro de 2020, mas ainda 3% abaixo do ponto mais alto alcançado em fevereiro de 2014.
Em termos de receita nominal, o setor de serviços registrou aumentos de 1,1% em relação a março, de 8,9% em comparação com abril de 2023, de 6,3% no acumulado do ano e de 5,2% nos últimos 12 meses.
Fonte: gazetabrasil