IBGE reduz projeção e estima queda na safra de café de 2025


Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
👉 Telegram: [link do Telegram]👉 WhatsApp: [link do WhatsApp]

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revisou para baixo, nesta quinta-feira (11), a estimativa da safra de café de 2025 no Brasil. A produção total das duas principais espécies cultivadas no país — arábica e canéfora (robusta e conilon) — foi calculada em 56,8 milhões de sacas de 60 kg, o que representa queda de 1,4% em relação ao mês anterior e retração de 0,6% na comparação anual.

A revisão ocorre em um momento em que a colheita já está praticamente encerrada no país. De acordo com o IBGE, a redução está ligada ao fenômeno da bienalidade negativa do café arábica e a problemas climáticos que afetaram a produtividade, especialmente em Minas Gerais, maior estado produtor da variedade, responsável por quase 70% do total nacional.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

<!–

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
–>

A produção de café arábica foi estimada em 37 milhões de sacas, uma queda de 1,6% frente ao mês anterior. O rendimento médio recuou 1,7%, mesmo com leve crescimento de 0,1% na área a ser colhida.

Já para o café canéfora, a projeção foi ajustada para 19,8 milhões de sacas, redução de 1,1% em relação a julho, mas ainda assim um volume recorde. O segmento apresentou um avanço expressivo de 15,8% em comparação a 2024, impulsionado por aumento de 4% na área plantada e de 11,4% no rendimento médio.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

<!–

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
–>

Divergência entre IBGE e Conab

Mais cedo neste mês, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) também revisou sua projeção para a safra de café, estimando produção total de 55,2 milhões de sacas. Apesar da redução frente a previsões anteriores, a Conab manteve uma alta de 1,8% em relação a 2024, em contraste com o cenário de retração apontado pelo IBGE.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

<!–

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
–>

Fonte: gazetabrasil

Anteriores Assista às novas imagens do suspeito no assassinato do apoiador de Trump Charlie Kirk, fugindo do local do crime
Próxima Bortoleto conta inspiração de capacete para F1: “Mistura de Senna e Brasil”