IBGE deu início à coleta da Pesquisa de Informações Básicas Municipais


Crédito: Assessoria de Imprensa IBGE MT

A Superintendência do IBGE em Mato Grosso deu início à coleta da MUNIC 2023 (Pesquisa de Informações Básicas Municipais). Nesta edição, a pesquisa levantará informações atualizadas nos 5570 municípios brasileiros sobre temas importantes das administrações públicas locais, como assistência social, trabalho e inclusão produtiva, segurança alimentar, política para mulheres, segurança pública, direitos humanos e primeira infância.

Além dos oito módulos do questionário básico, os informantes das prefeituras também vão preencher um suplemento de saneamento básico, subdividido em dois assuntos: limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, e drenagem e manejo de águas pluviais.

Na última semana de agosto, o Chefe das Pesquisas Sociais, Hélito Serra, e o Chefe da agência do IBGE em Alto Araguaia, Wanderley Sebastião da Silva Fraga, realizaram, na sede do IBGE em Cuiabá, o treinamento da equipe que irá realizar a coleta em todo o estado.

A Superintendente do IBGE em Mato Grosso, Millane Chaves, destacou a necessidade de reforçar junto às prefeituras a importância da pesquisa e de ter um contato próximo com seus funcionários.

Para a gerente nacional da MUNIC. Rosane Oliveira, a importância da pesquisa está principalmente na capacidade de fazer um diagnóstico das políticas públicas implementadas: “Através da MUNIC conseguimos saber o que existe em termos de equipamentos, legislação e projetos”.

Rosane explica que é feito um rodízio dos temas pesquisados, de modo que ao final de quatro anos de uma gestão seja possível abranger a maior quantidade de assuntos. A novidade deste ano é a inclusão do tema primeira infância na pesquisa. “Todos os temas deste ano estão ligados à área social, envolvendo políticas sociais de inclusão e combate à desigualdade e ao preconceito”, acrescenta Rosane.

Para realizar a coleta, o técnico do IBGE responsável pelo município vai abordar a equipe da prefeitura, seja o prefeito/chefe de gabinete ou secretários, para explicar a  MUNIC e suas formas de resposta: o informante pode optar por receber uma senha para preencher o questionário pela internet ou receber um arquivo em pdf editável.

Se o informante preferir, poderá ainda ser entregue uma versão impressa do questionário, que depois de preenchido, será digitado no sistema pelo servidor do IBGE. Importante destacar que o funcionário do IBGE também se colocará à disposição  para esclarecer qualquer dúvida sobre a pesquisa.

Apesar de ser anual, a MUNIC não foi realizada em 2022 devido à coleta do Censo Demográfico 2022, tendo portanto como última edição a de 2021, cujos resultados já foram divulgados no ano passado.

Sobre a pesquisa

A MUNIC efetua, anualmente, um levantamento pormenorizado de informações sobre a estrutura, a dinâmica e o funcionamento das instituições públicas municipais, tendo como unidade de investigação o município e, como informante principal, a prefeitura, por meio dos diversos setores que a compõem. Teve início em 1999, extensiva à totalidade dos municípios do país.

Os temas e questões abordados em seu questionário básico são levantados regularmente e visam responder às necessidades de informação da sociedade e do Estado brasileiro, com vistas à consolidação de uma base de dados estatísticos e cadastrais atualizados e que proporcionem um conjunto relevante de indicadores de avaliação e monitoramento dos quadros institucional e administrativo das municipalidades.

Alguns exemplos de resultados:

A Munic 2021 investigou o motivo pelo qual os municípios não conseguiram distribuir os recursos previstos na Lei Aldir Blanc, ou tiveram dificuldades para implementá-la.

Confira mais informações sobre a MUNIC no site do IBGE

 

Fonte: amm

Anteriores Frente Parlamentar da Agropecuária define calendário de debates
Próxima Jurisprudências firmadas: STJ aprova cinco novas súmulas sobre questões penais