Ibama homologa edital de concurso com 460 vagas; iniciativa fortalece atuação do órgão em 2025


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) anunciou, nesta quinta-feira (7/8), os aprovados no concurso público de 2025 para 460 vagas para cargos de nível superior. 

Foram oferecidas 130 vagas para o cargo de Analista Administrativo e 330 para o cargo de Analista Ambiental, distribuídas entre os seguintes temas:

  • Tema 1 – Proteção, Licenciamento, Monitoramento e Qualidade Ambiental (318 vagas)
  • Tema 2 – Manejo, Conservação e Reabilitação da Fauna Silvestre (12 vagas)

Com remuneração inicial de R$ 9.994,60, acrescida de gratificações e auxílio-alimentação, os novos servidores cumprirão jornada de 40 horas semanais e atuarão em unidades do Instituto em diversos estados brasileiros.

Nomeações previstas até outubro

O Ibama prevê que as nomeações ocorram até outubro de 2025, de acordo com a aprovação orçamentária do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A expectativa é que todos os aprovados dentro das vagas iniciem suas atividades ainda este ano, após a publicação dos atos de nomeação no Diário Oficial da União.

Com um déficit de mais de 2.300 cargos vagos, o reforço na força de trabalho é considerado essencial para ampliar a capacidade de atuação do órgão em áreas estratégicas, como fiscalização ambiental, licenciamento, proteção da fauna e combate a ilícitos ambientais.

O edital também prevê a possibilidade de convocação adicional de até 25% do cadastro de reserva, mediante disponibilidade orçamentária e prévia autorização do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Em breve serão divulgadas no site do Ibama as informações referentes aos requisitos de documentação para a posse e o rol de exames médicos pré-admissionais.

Veja a lista dos aprovados aqui.

(Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Ibama)

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA

Fonte: gov.br

Anteriores F1: Antonelli aposta em experiência em Ímola para brilhar diante da torcida italiana
Próxima Mídia: Senador Marcos do Val contraria decisão do STF e viaja para os EUA