O piloto espanhol de Fórmula 1 Fernando Alonso desembolsou 4 milhões de euros (algo em torno de R$ 21 milhões, na conversão direta) para ser proprietário de um catamarã 60 Sunreef Power Eco. Trate-se de um iate bem característico, já que conta com dois cascos paralelos em sua estrutura e não uma formação convencional.
O modelo é híbrido e tem painéis solares por uma área de 68,2 metros quadrados. Esse conjunto permite que o próprio barco gere 13 kWp de energia para carregar as baterias de 180 kWh e 290 kWh que, consequentemente, garantem uma autonomia de até seis horas rodando em modo só elétrico sem poluir o meio ambiente.
Isso acontece porque essas baterias carregam os dois motores elétricos do catamarã. Um deles rende 108 cavalos de potência, enquanto o outro entrega 245 cv.
Além disso, caso os passageiros estejam com algum problema de energia e precisem de mais para atravessar a água, o iate conta com dois gerados de 100 kW cada para gerar mais eletricidade. Os geradores são abastecidos na própria embarcação, que tem dois tanques de combustível com capacidade de 1.500 a 6.000 litros.
O iate tem 18 metros de comprimento e é um pouco menor que o comprado pelo também espanhol Rafael Nadal há quatros anos (24 metros). No entanto, garante espaço suficiente para 12 passageiros, oferecendo cozinha, jacuzzi, salas de estar e jantar, além de um bar.
O barco de Alonso ainda tem uma série de revestimentos internos em materiais sustentáveis e ar-condicionado calibrado para economizar energia.
Além dos quase R$ 21 milhões investidos na compra do 60 Sunreef Power Eco, Fernando Alonso terá de desembolsar o pagamento de navegadores, já que o barco precisa de quatro pessoas para ser comandado.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews