IAC apresenta duas novas variedades de cana-de-açúcar


O Instituto Agronômico (IAC-Apta) irá apresentar duas novas variedades de cana-de-açúcar – IAC07-2361 e IACCTC09-6166 – para o Centro-Sul do Brasil. Essas variedades ampliam as opções de diversificação varietal, contribuindo para a competitividade e a resiliência da canavicultura paulista e brasileira. Esta é a 23ª liberação do Programa Cana IAC e será realizada em Ribeirão Preto, interior paulista, dia 25 de novembro, durante a 7ª Reunião do Grupo Fitotécnico IAC. O evento é gratuito e poderá ser acompanhado virtualmente ou presencialmente, na Divisão Avançada de Pesquisa e Desenvolvimento de Cana do IAC. Os interessados devem se inscrever no link: https://linktr.ee/programacanaiac.

Assim,

 “As variedades IAC07-2361 e IACCTC09-6166 representam a evolução do programa de melhoramento genético de cana-de-açúcar do Instituto Agronômico, destacando-se pela alta produtividade agroindustrial e características que facilitam os manejos ao longo dos ciclos produtivos”, comenta Marcos Landell, líder do Programa Cana IAC e coordenador do Instituto, vinculado à Diretoria de Pesquisa dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

A variedade IAC07-2361 garante qualidade da matéria-prima entregue à indústria. Apresenta excelente adaptação à mecanização no plantio e na colheita, mantém ótima população de colmos ao longo dos cortes, alta produtividade e rusticidade e raro florescimento. Tem porte semiereto, com boa resistência ao acamamento.

A variedade IACCTC09-6166 apresenta Período de Utilização Industrial (PUI) longo, o que favorece a produtividade agrícola e a qualidade da matéria-prima. Tem excelente adaptação às condições de cultivo mecanizado, destacando-se pela elevada produtividade e pela manutenção de uma população uniforme de colmos ao longo dos cortes, com alta adaptabilidade para diferentes ambientes. Possui porte semiereto e boa resistência ao acamamento.

“Essas duas variedades ilustram a eficiência do Programa Cana IAC no desenvolvimento de variedades modernas e com equilíbrio entre a produtividade agrícola e a qualidade de matéria-prima”, afirma Mauro Xavier, pesquisador e diretor da Divisão Avançada de Pesquisa e Desenvolvimento de Cana do IAC.

Os resultados obtidos ao longo de sucessivos ciclos de cultivo evidenciaram elevado desempenho agronômico, estabilidade produtiva e adaptabilidade, atributos que sustentam a recomendação técnica da IAC07-2361 e da IACCTC09-6166.

No dia 25, após o painel técnico, o público poderá conhecer os novos materiais em visita ao Jardim Varietal “Marcos Landell”, onde existe a coleção de plantas do Programa Cana IAC. O boletim técnico com as informações das variedades será disponibilizado aos interessados.

Censo Varietal Safra 2025/2026

Durante o evento será apresentado o Censo Varietal Safra 2025/2026 – o levantamento de maior abrangência no país – e a intenção de plantio do setor sucroenergético, com indicadores detalhados por regiões do Brasil, mostrando as variedades mais cultivadas e as tendências de mercado.

O Censo Varietal Safra 2025/2026 gera informações sobre as principais as variedades cultivadas em todas as regiões canavicultoras brasileiras. Com essa ação, o Programa Cana IAC objetiva divulgar as informações de forma transparente e com visão estratégica para o setor.

A partir dos dados levantados, as análises realizadas possibilitaram a criação de uma série de índices de qualidade para as variedades, estudando informações sobre a proporção de variedades precoces e tardias e, ainda, sobre indicação de riscos biológicos advindos de elevada concentração varietal. Além disso, os índices de qualidade possibilitam a verificação das regiões que estão usando variedades mais modernas, com alto perfilhamento, hábito ereto, produtividade elevada e livre de doenças.

Esse estudo permite, também, reconhecer e premiar as empresas produtoras com o Prêmio Excelência no Uso de Variedades de Cana e o

Prêmio Variedades de Cana Modernas. O reconhecimento é feito de forma regional e nacional para as empresas que adotam práticas mais sustentáveis, visando manter o seu “plantel varietal” seguro e atualizado e as que adotam variedades com alto perfilhamento e porte ereto, de modo a obter melhores resultados com a colheita mecanizada, respectivamente. No dia 25, haverá também a entrega do Prêmio Excelência 2025.

Ainda durante a última Reunião do Grupo Fitotécnico de Cana IAC de 2025 será lançado o Livro “Cana-de-Açúcar: Tecnologia de Produção com Qualidade – STAB”, que conta com vários pesquisadores do Programa Cana IAC como autores.

Programa Cana IAC

“Os trabalhos do programa de melhoramento de cana-de-açúcar do IAC são originados em 14 regiões, onde são realizadas introdução de seedlings, seleção e caracterização de novos materiais. Essas regiões estão em Ribeirão Preto, Jaú, Mococa, Pindorama, Assis, Goiás, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Piauí. Cada localidade apresenta peculiaridades de solo e clima que viabilizam uma ampla interação e caracterização dos materiais em avaliação, proporcionando a expressão de seu potencial”, explica Mauro Xavier.

“Essas regiões constituem a base física, científica e tecnológica para avaliação, seleção, caracterização e desenvolvimento dos clones elites regionais – as variedades melhoradas que são disponibilizadas, anualmente, ao setor de bioenergia”, afirma Landell.

Atualmente, a rede nacional do Programa Cana IAC compreende 660 experimentos em andamento, o que confere amplitude e consistência à caracterização agronômica das variedades liberadas para cultivo.

As duas novas variedades foram validadas em múltiplos ambientes, dentro da rede experimental nacional do Programa Cana IAC.

Todas as variedades de cana-de-açúcar do IAC são liberadas para cultivo com o seu perfil genético ou fingerprint varietal. O fingerprint varietal ou “fotografia genética” assemelha-se ao código de barras e é utilizada com sucesso na identificação da variedade.

A recomendação do Programa Cana IAC é adotar as medidas fitossanitárias como: plantio de mudas sadias, tratamento térmico, roguing e, quando possível, a rotação de cultura.

Serviço:

Evento: VII Reunião do Grupo Fitotécnico de Cana IAC.

Data: 25 de novembro de 2025, das 8h às 14h30.

Local: Auditório principal da Divisão Avançada de Pesquisa e Desenvolvimento de Cana do IAC, Anel Viário Contorno Sul, Km 321 Ribeirão Preto, São Paulo.

Inscrições: https://linktr.ee/programacanaiac

Fonte: noticiasagricolas

Anteriores “Olhar do Governo de MT está mudando a realidade das comunidades rurais”, afirma prefeito de Matupá
Próxima Secretário de Fazenda de MT participa de missão ao Canadá para subsidiar melhorias na Reforma Tributária