A Hyundai prepara lançamentos interessantes para 2024 após assumir as operações no Brasil. O primeiro deles será a segunda geração do Kona. De acordo com apurações da Autoesporte, o SUV compacto tem previsão de estreia entre junho e julho no mercado brasileiro com design mais moderno e nova lista de equipamentos.
Disponível na Europa desde 2023, a nova geração do Kona é bem diferente do atual modelo vendido no Brasil. Por aqui, o SUV estreou já desatualizado em termos de visual. Dessa forma, a vinda do novo Kona híbrido vai trazer um frescor para o portfólio da marca sul-coreana.
Um dos destaques é o design que traz uma boa dose de futurismo, com um filete de LED que atravessa a dianteira do carro na altura do capô. Para manter essa linha mais “limpa”, os faróis foram parar nas extremidades do para-choque, que também está maior e oferta entradas de ar triangulares. Ademais, o modelo traz uma grade maior.
O interior também muda consideravelmente e traz mais sofisticação com um conjunto de telas que une painel de instrumentos digital e central multimídia de 12,3 polegadas. Além disso, para abrir mais espaço na cabine, o seletor de marchas foi reposicionado atrás do volante. Dessa forma, há mais espaço para porta objetos, por exemplo. O modelo também vai oferecer iluminação interna no painel, bem como teto solar.
Na traseira, a proposta continua com um friso de LED que cruza a tampa do porta-malas. Por conta dessa disposição, as lanternas e luzes de seta ficaram mais abaixo, com um conjunto óptico razoavelmente grande. Nota-se que o SUV ficou mais largo e traz para-choques reformados.
Nas dimensões, o novo Hyundai Kona ficou maior em tudo. De acordo com a marca, o SUV oferta 4,35 metros de comprimento. Ou seja, cresceu 14 centímetros. No mais, mede 2,66 m de entre-eixos (+ 6 cm) e 1,83 m de altura (+ 2 cm). Por conta desse salto nas medidas, o porta-malas também teve um aumento na capacidade e passou de 361 litros para 406 litros.
O Hyundai Kona vai continuar disponível em versões híbrida e elétrica. Na opção híbrida, o modelo vai manter o trem de força igual ao do Kia Niro, que une o motor 1.6 aspirado a um propulsor elétrico. A potência combinada, portanto, é de 140 cv. O torque é de 27 kgfm.
No caso do elétrico, serão duas configurações. Na de entrada, a potência deve ficar em 156 cv. Na topo de linha sobe para 218 cv no total. As autonomias ficam em 377 km e 514 km no ciclo WLTP, respectivamente.
Até o momento, não se sabe quais versões do SUV serão vendidas no Brasil. No exterior, são quatro: SE, SEL, N Line e Limited. No entanto, é certo que o Hyundai Kona de segunda geração chegará bem mais caro do que o SUV atual. Ou seja, com certeza deve estrear na faixa acima dos R$ 200 mil.
De acordo com a tabela da fabricante no Brasil, o atual Kona híbrido parte de R$ 169.990, enquanto o elétrico está disponível por R$ 189.990. Entretanto, ambos estão com poucas unidades disponíveis no mercado brasileiro, justamente por conta da chegada da nova geração.
Cabe lembrar que, além do Kona EV e HEV, a Hyundai também vai lançar o hatch médio elétrico Ioniq 5, bem como o Palisade, um SUV de oito lugares. Ambos estão previstos para chegar em agosto e setembro. Ademais, a marca também prepara a estreia do novo Santa Fe.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews