A segunda geração do Hyundai Kona, recém-lançada em nosso mercado, não chega apenas como vitrine tecnológica ou postulante a rival do Toyota Corolla Cross. Isso porque o modelo cumpre outra função estratégica: apontar tendências de design e soluções que se espalharão pelos futuros Hyundai feitos no Brasil, em especial o SUV de entrada que substituirá o HB20S e a próxima geração do hatch HB20.
Não à toa, o Kona é, ao mesmo tempo, lançamento e spoiler. Mostra que o braço local da Hyundai deve caminhar para um estilo mais alinhado ao design global, mas sem abrir mão de soluções práticas e pensadas para o dia a dia. Desse modo, a próxima geração do HB20, que chega em 2026 e deve ser unificada com o i20 “gringo”, e o SUV de entrada terão a missão de traduzir essa linguagem para patamares mais acessíveis.
O futuro SUV compacto nacional e a próxima geração do HB20 já têm seus projetos devidamente traçados. E, conforme apuramos, muito do que se vê hoje no Kona — da barra iluminada à ergonomia dos comandos — deve chegar às ruas brasileiras nestes veículos.
Confira alguns dos elementos do utilitário esportivo compacto híbrido que se farão presentes nos lançamentos da Hyundai. Antes, vale frisar que as projeções do novo HB20 e do futuro SUV da montadora são de autoria de João Kleber Amaral.
O Kona já antecipa o movimento de volantes sem o tradicional “H” de Hyundai. Em vez de depender do emblema, o desenho limpo passa a sustentar a identidade da marca. Um detalhe minimalista que reforça a maturidade do design, e que deverá aparecer no hatch compacto. Espere outros tópicos da cabine do híbrido presentes no carro de entrada da sul-coreana.
No interior, duas telas de 12,3 polegadas integradas em um único conjunto horizontal criam a chamada “prancha digital”. Essa solução, que amplia a sensação de largura e conecta o carro às tendências globais, deve chegar ao HB20 em escala menor, elevando o padrão da cabine.
A praticidade do Kona se traduzirá para o futuro HB20. Ao menos por meio de generosos porta-objetos no console central, que será incorporado ao hatch e o tornará mais funcional e conectado às demandas urbanas — garantindo espaço extra para quem roda em família ou no dia a dia da cidade.
O redator é um defensor deste tópico e saúda a Hyundai por isso. Mesmo com a digitalização crescente, a fabricante sul-coreana aposta em manter botões físicos para central multimídia e ar-condicionado. É uma escolha de ergonomia que mostra preocupação com uso intuitivo e redundâncias sem sacrificar a praticidade em nome do design.
Os botões ficarão localizados, assim como no Kona, abaixo da tela da central multimídia. No entanto, é provável que as saídas de ar-condicionado do HB20 adotem desenho verticalizado; ao contrário do padrão horizontal do SUV compacto híbrido.
A faixa contínua de LED que percorre toda a largura do Kona, tanto na dianteira, como na traseira, vão além de estética. Cria uma identidade visual única, marcada pela horizontalidade, e tende a se tornar assinatura do SUV compacto de entrada da Hyundai no país — modelo este que substituirá o HB20S no portfólio da marca.
Os faróis principais “descem” para as extremidades do para-choque, reforçando largura e imponência do modelo. É uma solução que diferencia o Kona visualmente dos concorrentes diretos e fará o mesmo no caso do SUV de entrada, que terá o mesmo recurso. Assim, também trará conjunto óptico dividido em duas peças, tanto na frente como atrás.
No Kona, os para-lamas destacados, proeminentes, ajudam a reforçar a sensação de robustez. Essa “musculatura” visual deverá ser traduzida no próximo utilitário nacional da Hyundai, trazendo presença sem exigir porte avantajado. Além disso, o SUV de entrada deverá incorporar ainda o vinco que “corta” portas dianteiras e traseiras. É a marca sul-coreana levando propostas ousadas dos seus modelos mais caros aos acessíveis.
Um detalhe de sofisticação presente no Kona é o acabamento cromado que parte da dianteira e ascende até a coluna C, dando até uma leve sensação de teto “flutuante” ao modelo. É o tipo de elemento que eleva o status do design e será replicado no futuro SUV de entrada, ajudando a marcar posição num segmento concorrido. Vale lembrar que este é um carro chega para bater de frente com Fiat Pulse, Renault Kardian e companhia. Ou seja, precisa de boas armas para enfrentar os rivais.
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Fonte: direitonews