Segundo modelo fabricado pela Hyundai no Brasil, o HB20S foi lançado em abril de 2013 para concorrer no segmento de sedãs compactos — na época, os seus principais rivais eram Chevrolet Prisma de segunda geração, Fiat Grand Siena, Ford Ka+, Renault Logan, Toyota Etios Sedan e Volkswagen Voyage.
Embora a Hyundai trate o HB20S produzido entre 2013 e 2019 como a primeira geração do sedã, vale destacar que, assim como o hatch, o sedã manteve a mesma plataforma nas duas profundas reestilizações – lançadas em 2019 e 2022 – consideradas como se fossem novas gerações.
Desde o seu lançamento, o HB20S figura entre os sedãs compactos mais vendidos do Brasil. Em 2023, o modelo ficou na segunda posição do segmento, com 30.281 emplacamentos, atrás apenas do Fiat Cronos (50.755 unidades). Na parcial de janeiro a junho de 2024, o HB20S soma 14.081 unidades vendidas, segundo a Fenabrave (associação que representa os concessionários).
Design, tamanho do porta-malas e desempenho do motor 1.6 são alguns dos atributos mais lembrados pelos donos do Hyundai HB20S. Os proprietários também elogiam a robustez mecânica e a boa aceitação do sedã no mercado de veículos usados. Por outro lado, alguns consumidores reclamam do espaço para os passageiros no banco traseiro e do preço do seguro em algumas regiões do país.
Medindo 4,23 metros de comprimento, 1,68 m de largura, 1,47 m de altura e 2,50 m de distância entre-eixos, o Hyundai HB20S tem um porta-malas de 450 litros de capacidade e pesa menos de 1.100 kg, mesmo nas versões mais equipadas.
O Hyundai HB20S foi o primeiro sedã fabricado no Brasil com motor de três cilindros. O propulsor flex de 1,0 litro aspirado gera até 80 cv de potência e 10,2 kgfm de torque. Nas versões mais equipadas, o HB20S é movido pelo 1.6 flex aspirado de quatro cilindros de 128 cv e 16,5 kgfm de torque.
As duas motorizações são combinadas ao câmbio manual de cinco marchas, mas a 1.6 também pode ser encontrada com transmissão automática de quatro velocidades. Na reestilização promovida em 2015, a linha Hyundai passou a ser vendida com novos câmbios manual de cinco marchas e automático de seis.
Em 2016, tanto o hatch HB20 quanto o sedã HB20S, ganharam uma nova motorização 1.0 turboflex. O propulsor, que era uma versão atualizada do motor 1.0 aspirado, entregava 105 cv e 16 kgfm, sempre com transmissão manual de seis velocidades.
Além dos novos câmbios, a reestilização de 2015 também trouxe novidades visuais e de conteúdo. A dianteira foi atualizada com para-choque redesenhado e grade frontal maior em formato hexagonal. As lanternas traseiras receberam novo arranjo luminoso nas versões com motor 1.6, que passou a ter o sistema de partida a frio, eliminando o tanquinho auxiliar de gasolina.
HB20 e HB20S também passaram por melhorias no acabamento interno, ganharam a opção de airbags laterais e da central multimídia compatível com os aplicativos Apple CarPlay e Car Link para espelhamento de smartphones. As versões topo de linha com motorização 1.6 saíam de fábrica com ar-condicionado digital, rebatimento elétrico dos retrovisores e bancos revestidos de couro marrom.
O sedã é um carro de visual agradável e boa dirigibilidade, com porta-malas espaçoso e mecânica confiável. As peças de reposição do Hyundai HB20S são encontradas facilmente e praticamente todas as oficinas bem equipadas fazem a manutenção do modelo sem dificuldades. Outro ponto positivo é a boa liquidez no mercado de usados na hora de vender o sedã.
O Hyundai HB20S foi comercializado em várias versões, o que amplia a oferta de opções no mercado. Tenha cuidado na hora de avaliar carros com a motorização 1.0, a mais utilizada por motoristas de aplicativo, o que aumenta o risco de adquirir um veículo que rodou altas quilometragens sem passar pelas manutenções preventivas indicadas pelo fabricante.
As versões com o motor 1.0 turbo sem injeção direta (não é o mesmo motor TGDI introduzido em 2019) também merecem cautela por não terem a mesma liquidez das demais motorizações.
As configurações com motor 1.6 são as mais indicadas por serem mais equipadas, principalmente a partir da linha 2016, atualizada visualmente e com novos itens de série.
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Fonte: direitonews