Hyundai HB20 usado: veja preços na Tabela Fipe e pontos fortes do hatch


Em 2012 a Hyundai inaugurou sua primeira fábrica própria no Brasil, em Piracicaba (SP). A moderna unidade custou R$ 700 milhões e foi o local escolhido para produzir o Hyundai HB20, um hatch que abriu as portas de uma nova era da marca no país.

O compacto tinha uma grande missão pela frente: encarar líderes já consagrados na indústria automotiva brasileira e que vendiam sem dificuldades, como Volkswagen Gol, Fiat Uno e Palio e Chevrolet Celta.

Porém, a missão foi cumprida logo no ano de lançamento, com mais de 22 mil unidades emplacadas, número considerável, já que o lançamento aconteceu no meio do ano.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

Ano após ano os números subiram, bem como sua posição no ranking dos mais vendidos. Como comparação, em 2019, quando a reestilização mais profunda foi apresentada, o compacto tornou-se o terceiro carro mais vendido do país, ultrapassando as 100 mil unidades emplacadas. Mas afinal, qual a fórmula para o sucesso?

Trata-se de uma resposta um tanto quanto simples: a marca conseguiu dosar de tecnologia e itens de conectividades embarcados já requisitados na época, com o custo-benefício de um hatch.

O resultado não poderia ser outro: um modelo inovador, jovial, completo em seu segmento e claro, acessível na medida do possível.

Entre os bons atributos do 1º Hyundai HB20, estava seu visual disruptivo, baseado na filosofia “Escultura Fluída”, que de acordo com a própria marca pode ser definida como “desenho inspirado na natureza e com o propósito de transformar o carro em uma obra de arte”.

Parte de sua identidade era exatamente a grade hexagonal e a lateral fluida, devido à linha de cintura elevada.

Dependendo da versão, o carro continha detalhes como rodas em alumínio de 14 ou 15 polegadas e molduras negras ou prateadas nos faróis, que geravam um ar mais sofisticado ao modelo.

A primeira linha do veículo também contava com opcionais como retrovisores com repetidores laterais, spoilers com break light incorporados e bicos dos jatos de água ocultos para preservar o design do capô.

Já o interior do HB20 trazia com acabamento de plástico prateado nas saídas de ar centrais e laterais, assim como na moldura do câmbio. Além disso, também como opcional, as maçanetas podiam ser metálicas; o botão da alavanca de freio e os botões de comando do volante podiam receber detalhe cromado.

No que diz respeito aos itens de série, o que chamava atenção no compacto era justamente o pacote completo desde a versão de entrada.

Até mesmo a versão mais básica contava com direção hidráulica, airbag duplo, fixação Isofix, ar-condicionado, regulagem de altura para o banco do motorista, console central com porta-objetos e porta-garrafas e o Supervision Cluster, que acendia automaticamente sempre que o motor estivesse ligado.

Já as versões mais completas ainda tinham o acréscimo do sistema de som com leitor MP3, entradas auxiliar e USB, sistema ABS e EBD, sensor de estacionamento, refletores traseiros e nas portas dianteiras, faróis de neblina e alarme com sensor de presença.

Embaixo do capô ele também não fazia feio. As versões do HB20 eram equipadas com motores flex com bloco de alumínio.

O motor 1.0 Kappa de 80/75 cv e três cilindros era a opção para quem deseja melhor eficiência energética, gerando menos consumo, diminuição na emissão de poluentes e resultando em menor custo de manutenção. Nesse caso, o torque era de 10,2/9,4 kgf,m.

o motor 1.6 Gamma 16v de 128/122 cv chegava a ser 23% mais potente que a média do segmento. O torque variava entre 16,5 e 16 kgf,m, de acordo com o combustível.

O HB20 da época utilizava comando de válvulas variável (CVVT) em ambos os motores, o que otimiza a mistura de ar-combustível tanto em baixas quanto em altas rotações, promovendo melhora de performance e consumo.

Ambos os motores podiam ser acompanhados do câmbio manual de cinco marchas. As versões com motor 1.6 ofereciam, opcionalmente, o câmbio automático, inicialmente de quatro, e depois de seis marchas.

Dando um salto para o ano seguinte, o carro ficou ainda mais completo, com a atualização de linha, o compacto da Hyundai passou a oferecer a central multimídia blueNav, um sistema de áudio, vídeo e navegação que integrava o pacote tecnológico do modelo.

Disponível exclusivamente para as versões Premium, a solução trazia tela colorida touch screen de 7 polegadas.

Em 2014, o carro recebeu uma edição especial comemorativa de 2 anos de produção e lançamento, a For You.

Ela tinha como diferenciais banco de couro, rodas de liga-leve de 15 polegadas, retrovisores elétricos com repetidor de seta, acabamento preto na moldura das portas, volante com regulagem de altura e profundidade e banco traseiro bipartido. Ao todo, foram 5 mil unidades produzidas.

Outra edição especial que marcou o ano foi a Edição Copa do Mundo FIFA. Como destaque ela contava com central de entretenimento blueMediaTV, novo estilo de grade frontal, retrovisores na cor preta brilhante, emblemas nos para-lamas e rodas diamantadas de 15 polegadas e cor azul Sky para a carroceria.

No mesmo ano o veículo também passou a ser comercializado em sua linha 2015, quando agregou o sistema blueAudio, banco de couro para as versões Premium, e nova cor para a carroceria.

No segundo semestre de 2015, a Hyundai lançou a nova linha do hatch no mercado brasileiro.

Entre os atributos estava a nova filosofia de design, que incorporou grade hexagonal dianteira com detalhes cromados. Na versão Premium do HB20, foram introduzidos faróis com projetores e guia de LED.

Já no interior, o carro ficou mais tecnológico com a central de entretenimento blueMedia, compatível com aplicativos Car Link e Apple CarPlay, ar condicionado automático digital, retrovisores rebatíveis automaticamente, airbags laterais e bancos de couro marrom.

No quesito mecânico, as versões dotadas do motor 1.6 passavam a contar com câmbio de seis velocidades, manual ou automático.

Porém, foi a partir da linha 2017 que o carro passou a oferecer uma versão com motor 1.0 turbo, que rendia 105 cv de potência e torque de 15,0 kgfm a 1.550 rpm. Porém, não fez o sucesso esperado, já que esse propulsor não tinha as mesmas tecnologias dos motores turbinados atuais.

Para método de comparação, a versão Comfort 1.0 Turbo MT6, rendia 8,2 km/l com etanol e 11,6 km/l com gasolina no ciclo urbano, e 10,1 km/l com etanol e 14,3 km/l com gasolina no perímetro rodoviário.

Também houve leve alteração no visual a partir da linha 2019, onde o carro ganhou grade frontal Mesh Type com contorno cromado, à exceção do HB20 Turbo 1.0, que passou a ter grade frontal com aletas e contorno cromado. O acabamento das rodas também mudou nas versões mais completas.

Linha 2013

Linha 2014

Linha 2015

Linha 2016

Linha 2017

Linha 2018

Linha 2019

Alguns proprietários do Hyundai HB20 relatam questões relacionadas ao conjunto de suspensão do hatch, por ser dura demais.

Por outro lado, o carro também possui diversos fatores ao seu favor, como o bom consumo de combustível, bem como a dirigibilidade, sendo um veículo fácil de conduzir.

Outro fator que pesa a seu favor é o bom acabamento interno. A Hyundai, mesmo seguindo a tendência de integrar diversas partes de plástico rígido no interior do veículo, conseguiu fazer com que as peças fossem bem acabadas e não produzissem um ruído interno gerado por essa falta de cuidado.

Se você se interessou pelo hatch, saiba que fará uma boa compra. O carro desde as versões mais básicas e antigas consegue entregar um conjunto bem interessante.

Recomendamos que procure unidades posteriores ao facelift. Se o orçamento permitir investir cerca de R$ 60 mil, é possível levar para casa as versões Comfort Style ou Comfort Plus com motor 1.6 e câmbio automático.

Se a verba for mais restrita, não tenha medo de escolher o Hyundai HB20 Comfort Plus de 2016, que pode ser contrado na casa dos R$ 45 mil.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Juiz impede que advogado transmita audiências trabalhistas ao vivo na internet
Próxima Putin em discurso no Dia da Vitória: rejeitamos reivindicações de exclusividade de qualquer Estado