Hyundai HB20: os problemas e defeitos mais comuns do hatch


Primeiro carro fabricado pela Hyundai no Brasil, o HB20 foi o responsável pela consolidação da marca no país. Antes de começar a produzir o hatch em Piracicaba (SP), a Hyundai estava presente no mercado nacional com modelos de segmentos superiores importados pelo Grupo Caoa.

O HB20 estreou no segundo semestre de 2012 mirando a liderança da categoria de hatches compactos, na época dominada pelo Volkswagen Gol. O visual marcante e a oferta de equipamentos ausentes nos rivais de marcas mais tradicionais — que já estavam ficando defasados – foram determinantes para o HB20 cair no gosto do consumidor brasileiro — a ponto de ter fila de espera de seis meses nas concessionárias.

Durante a sua trajetória, o Hyundai HB20 passou por algumas atualizações visuais e de conteúdo. A primeira delas foi em 2015, quando ganhou para-choque e grade frontal redesenhados e lanternas com novo arranjo luminoso. O acabamento interno foi melhorado, com direito a revestimento de couro marrom na versão topo de linha, que saía de fábrica com ar-condicionado digital e central multimídia compatível com Apple CarPlay e Car Link para o espelhamento de telefones celulares.

A segunda (e mais polêmica) reestilização foi lançada em 2019 como se fosse uma segunda geração do HB20, embora o modelo tenha mantido a mesma plataforma até hoje. Desta vez, o visual foi motivo de críticas de parte dos consumidores, que desaprovou a nova identidade da Hyundai.

Apesar do desenho controverso, o HB20 ficou mais refinado. O acabamento da cabine foi melhorado e a versão mais cara foi equipada com algumas assistências de condução, como assistente de manutenção em faixa e frenagem automática de emergência. Mas a principal novidade era a oferta de um novo motor 1.0 turboflex de três cilindros (leia aqui o teste da época).

Três anos mais tarde, em 2022, o Hyundai HB20 passou por mais uma reestilização. Com linhas mais retilíneas, a nova identidade visual agradou imediatamente, tanto que as vendas do hatch – que sempre foram boas – cresceram consideravelmente.

O Hyundai HB20 é um carro frequentemente elogiado pela confiabilidade mecânica, principalmente das motorizações aspiradas de 1,0 e 1,6 litro. No entanto, o ágil motor 1.0 turboflex, lançado na reestilização de 2019, é motivo de críticas de parte dos consumidores.

Donos do HB20 relatam no site Reclame Aqui problemas no sistema de injeção direta desse propulsor, como perda de potência, aumento do consumo de combustível e até apagão no motor.

A cliente Maria, de São Paulo (SP), diz que o seu Hyundai HB20 TGDI 2022/2023, adquirido em maio de 2023, apresentou problema na injeção direta pela primeira vez em dezembro do ano passado. De acordo com o relato, “a luz de injeção se acendeu no painel e o carro perdeu velocidade, não desenvolvendo mais como esperado. Este incidente me obrigou a retornar para São Paulo de guincho, e o veículo foi encaminhado para a Hyundai HMB Caoa Nações Unidas”. A consumidora acrescenta que o veículo ficou 15 dias na oficina “realizando diversos testes e, após esse período, o problema foi aparentemente resolvido sob garantia”.

No entanto, o carro voltou a apresentar o mesmo defeito em 19 de abril de 2024. “A luz de injeção se acendeu novamente e o carro começou a falhar, levando-me a necessitar de outro guincho para transportar o veículo até minha residência, visto que as oficinas estavam fechadas” reclama a proprietária do veículo.

A Hyundai respondeu a queixa no Reclame Aqui. Segundo a fabricante, a concessionária Caoa Nações Unidas informou que o veículo foi entregue à dona após ser reparado.

“Diferentemente da injeção convencional, que manda o combustível para a câmara de combustão pela válvula de admissão, a injeção direta pulveriza o combustível dentro do cilindro sem passar pelas válvulas com uma pressão bem maior. Esse sistema tem um controle mais preciso da entrada de combustível no motor, reduzindo o risco de pré-detonação e permitindo elevar a potência e o torque. Por ser mais complexa e ter mais componentes, a injeção direta exige manutenção especializada e, principalmente, cuidado na hora de abastecer, uma vez que o combustível adulterado é o maior culpado pelos problemas nesse sistema”, explica o mecânico Paulo Vianna.

“No caso dos problemas relatados pelos donos do Hyundai HB20, é preciso investigar se é um defeito crônico desse modelo ou se foram provocados pelo uso de combustível de má qualidade. De qualquer forma, o custo de manutenção da injeção direta é bem mais elevado que o da injeção indireta em praticamente qualquer modelo”, destaca Vianna.

Outra fonte de queixas é a central multimídia. Alguns clientes dizem que o equipamento trava durante a sua operação ou simplesmente não se conecta com os seus telefones celulares. De acordo com a cliente Rayanne, de Brasília (DF), a central multimídia do seu Hyundai HB20 Platinum Safety 2024/2025, não se conectava com o sistema Bluelink desde a retirada do carro da concessionária, em junho. A consumidora diz que o equipamento foi resetado “inúmeras vezes e nada”.

Segundo o Serviço de Atendimento ao Cliente da Hyundai, o veículo foi reparado e entregue à dona, que atualizou o status da queixa no Reclame Aqui no dia 3 de julho: “resolveram o meu problema com presteza e celeridade”.

Segundo o mecânico Paulo Vianna, o mau funcionamento da central multimídia de algumas unidades do Hyundai HB20 podem ser oriundas de alguma falha no software do equipamento. “Na maioria das vezes, os defeitos são corrigidos com uma atualização do sistema feita na própria concessionária. Apesar do aborrecimento que isso pode causar ao usuário, esse tipo de problema geralmente não interfere na condução do carro”.

Autoesporte questionou a Hyundai sobre as reclamações dos clientes. A assessoria de comunicação da fabricante respondeu a reportagem com a nota abaixo:

“Os casos citados são pontuais, muitos deles cobertos pela Garantia Hyundai de 5 anos sem limite de quilometragem. Os relatos apresentados na plataforma ‘Reclame Aqui’ são sempre tratados e acompanhados com muita dedicação por nossa equipe de Relacionamento com o Cliente. A empresa reforça que seu departamento de Pós-Venda tem atuado constantemente para que todos os clientes sejam atendidos dentro dos mais altos padrões de qualidade. A Central de Atendimento Hyundai coloca-se à disposição para eventuais dúvidas e esclarecimentos aos nossos clientes, pelo número 0800-770-3355”.

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Fonte: direitonews

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