O Hyundai Creta é, desde que foi lançado, um dos SUVs compactos mais bem sucedidos do mercado brasileiro. É hoje o carro mais vendido no varejo, ou seja, para pessoas físicas. E carro que vende bem como 0 km, também tem boa liquidez no mercado de usados. Na segunda geração, lançada em 2021 como linha 2022, o polêmico desenho não deixou a história mudar.
Quando chegou, faróis e lanternas fragmentadas chamaram a atenção, assim como o formato da grade e das linhas laterais. O interior sempre com acabamento de razoável para bom era mais conservador.
O que também ajudou a manter as boas vendas foi o espaço interno, o bom porta-malas e a dirigibilidade. A mecânica bem conhecida no Brasil, nunca foi problema para o Creta. São 4,30 metros de comprimento, 2,61 m de entre-eixos e 1,79 m de largura. Já o porta-malas tem 422 litros.
Na segunda geração, o SUV foi vendido com o 1.0 turbo de três cilindros com 120 cv e 17,5 kgfm. A transmissão é por uma caixa automática de seis marchas. O conjunto é compartilhado com a linha HB20.
Há também a opção do 2.0 aspirado de quatro cilindros com 167 cv e 20,6 kgfm de torque. Este propulsor, que saiu de linha neste ano, era restrito à versão Ultimate.
No mercado não existe Creta sem seis airbags, direção elétrica, central multimídia e ar-condicionado. Versões mais caras adicionam itens como ar-condicionado digital, teto solar panorâmico e até banco do motorista ventilado.
A versão esportiva N Line traz para-choques exclusivos, acabamento em preto e rodas com desenho diferenciado para as demais opções.
Linha 2022
Linha 2023
Linha 2024
Certamente o Hyundai Creta é uma boa compra, basta ver seus números de vendas. O visual é subjetivo, mas até para quem não gosta desta primeira fase da segunda geração, ela é fácil de se acostumar.
Fique atento ao consumo da versão 2.0. O motor veterano saiu de linha para dar lugar ao 1.6 turbo, com melhor desempenho. Mas se tratando de um carro usado, dê preferência para as opções 1.0.
Fonte: direitonews