A Hyundai acaba de oficializar a apresentação do estiloso cupê Concept Three no Salão de Munique 2025 (Alemanha). Baseado na linguagem de design Art of Steel, o modelo é considerado uma prévia do futuro compacto elétrico da divisão Ioniq e antecipa muito do que será visto em todos os novos carros da marca daqui para frente — incluindo veículos a serem lançados no Brasil, como a próxima geração do HB20.
Segundo a empresa, a nova filosofia estética foi pensada para gerar carros com volumes fluidos, linhas precisas e carrocerias esculpidas. A partir desses pilares, todos os próximos lançamentos terão forte apelo visual e senso de imagem. No caso do Concept Three, esses preceitos estão presentes no formato do capô, nos vincos bem marcados das laterais e esquema de iluminação com LEDs em formato de pixels.
Segundo a Hyundai, o objetivo é criar uma animação nostálgica no espírito dos primeiros jogos de computador. O tema dos pixels também se reflete no interior, que tem componentes estruturais feitos de espuma ecológica à base de alumínio.
No total, o Concept Three tem 4,28 metros de comprimento, 1,94 m de largura, 1,42 m de altura e 2,72 m de distância entre-eixos. O finado Veloster, também de estilo cupê e produzido até 2022, tinha aproximadamente as mesmas medidas.
A versão de produção, no entanto, não terá portas assimétricas ou polêmicas sobre potência. Quando chegar ao mercado em 2026, o Concept Three terá quatro portas, no estilo convencional, e propulsão totalmente elétrica. Deverá se chamar Ioniq 3, sendo inserido hierarquicamente no portfólio da submarca de elétricos da Hyundai.
Em termos estruturais, tomará como base uma versão simplificada de 400 volts da plataforma modular E-GMP (contra a versão de 800 volts de Ioniq 5). O primeiro mercado a receber o modelo será a Europa, inclusive com produção local na fábrica do grupo na Turquia.
Do ponto de vista do design, o Concept Three antecipa tendências que estarão presentes em todos os próximos carros da Hyundai. No caso do Brasil, o conceito deverá inspirar principalmente a nova geração do HB20, que já foi flagrada em testes com diversos elementos em comum com o estudo — colunas retas, teto plano, faróis estreitos e linha de cintura ascendente.
O lançamento do novo HB20 é aguardado para 2026, já como linha 2027. A produção será concentrada na fábrica de Piracicaba (SP), como acontece hoje, e uma inédita versão SUV passará a compor a família.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews