HUJM recebe classificação de alta segurança para paciente


O Hospital Universitário Júlio Müller da Universidade Federal de Mato Grosso (HUJM-UFMT) está entre os hospitais brasileiros que conquistaram a classificação de alta conformidade em Segurança do Paciente. A classificação é elaborada a partir do relatório da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com dados coletados em 2022 e divulgado em maio deste ano.

A unidade integrante da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) está em uma lista de hospitais com UTI que apresentaram Alta Conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente 2022. O HUJM está ao lado de outras quatro instituições de Mato Grosso, entre 14 hospitais avaliados em todo o Estado.  

“O resultado da auto avaliação de práticas de segurança nos motiva enquanto setor, significa que estamos conseguindo caminhar neste longo processo de disseminação da cultura de segurança do paciente no HUJM”, comenta a chefe do Setor de Gestão da Qualidade, Josiane de Souza Rosa sobre o HUJM que faz parte da Rede Ebserh desde 2013.

A avaliação consiste na análise de 21 itens, como Núcleo de Segurança do Paciente instituído, protocolo para prevenção de quedas e lesão por pressão implantados, além do monitoramento mensal de indicadores de conformidade aos protocolos de segurança do paciente.  

A Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente constitui uma prática de regulação adotada pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), desde o ano de 2016, para verificar a conformidade aos indicadores das práticas de segurança do paciente pelos serviços de saúde com leitos de unidade de terapia intensiva (UTI).  

Fonte: ufmt

Anteriores STJ absolve homem acusado de tráfico que ficou em silêncio na delegacia
Próxima Grupo São Benedito é homenageado pelos 40 anos em sessão especial na ALMT