Com intuito de otimizar os atendimentos profissionais médicos e assistenciais do Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participaram de capacitação do Projeto Endometriose Brasil: Programa de aprimoramento profissional para diagnóstico e tratamento da doença. A ação é uma realização do Ministério da Saúde, em parceria com Beneficência Portuguesa de São Paulo.
A equipe do HUJM realizou cerca de 16 horas de atividades, sendo de forma remota, com tutorias cirúrgicas e de imagem no próprio HUJM, um dos selecionados para participar do projeto. O projeto é financiado com recursos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e conta com investimentos na ordem de R$10,7 milhões.
A endometriose é uma doença em que o tecido que normalmente reveste o útero cresce fora do órgão, como nos ovários, tubas uterinas ou no intestino. Ela afeta cerca de 10% das mulheres brasileiras em idade reprodutiva, segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Saiba mais sobre a endometriose
Ambulatório do HUJM
O HUJM tem um ambulatório especializado em atendimento das pacientes portadoras de endometriose, que funciona às quartas-feiras de manhã e de tarde. Para acessar o serviço é preciso buscar atendimento inicial em um posto de saúde ou Unidade Básica de Saúde, que encaminhará a paciente através do Sistema de Regulação.
Fonte: ufmt