A Galáxia do Sombrero (Messier 104) está localizada a cerca de 31 milhões de anos-luz na constelação de Virgem. Sua orientação peculiar faz com que pareça um disco no céu com um centro brilhante, destacando-se como uma galáxia peculiar que combina características de galáxias espirais e elípticas.
O que a torna única são as espessas faixas de poeira em seu plano galáctico e ao redor de seu perímetro externo, dando-lhe uma aparência semelhante à aba de um chapéu elegante. Essas faixas fazem parte de sua estrutura espiral, enquanto a protuberância brilhante no centro é mais típica de uma galáxia elíptica.
A galáxia foi observada pela primeira vez pelo telescópio Hubble em 2003, e a imagem resultante se tornou uma das mais adoradas. Recentemente, essa imagem foi reprocessada com novas técnicas, revelando detalhes mais complexos e mais estrelas no fundo.
© Foto / ESA/Hubble & NASA, K. NollLocalizada a cerca de 30 milhões de anos-luz de distância, na constelação de Virgem, a Galáxia do Sombrero é instantaneamente reconhecível
Localizada a cerca de 30 milhões de anos-luz de distância, na constelação de Virgem, a Galáxia do Sombrero é instantaneamente reconhecível
© Foto / ESA/Hubble & NASA, K. Noll
Apesar de seu brilho e abundância de estrelas, a Galáxia do Sombrero não é muito ativa na formação de novas estrelas, produzindo apenas o equivalente a um Sol por ano. Sua orientação quase lateralizada e centro extremamente brilhante dificultam seu estudo.
© Foto / NASA, ESA, CSA, STScIO Telescópio Espacial James Webb da NASA recentemente fotografou a Galáxia do Sombrero com seu Instrumento de Infravermelho Médio (MIRI), revelando a natureza aglomerada da poeira ao longo do anel externo da galáxia
O Telescópio Espacial James Webb da NASA recentemente fotografou a Galáxia do Sombrero com seu Instrumento de Infravermelho Médio (MIRI), revelando a natureza aglomerada da poeira ao longo do anel externo da galáxia
© Foto / NASA, ESA, CSA, STScI
Observações do Telescópio Espacial James Webb (JWST, na sigla em inglês) no infravermelho médio mostram poeira aglomerada ao redor da borda externa e um centro brilhante com um buraco negro supermassivo ativo, com uma massa de cerca de 9 bilhões de sóis.
Com sua aparência única, desde sua descoberta, a Galáxia do Sombrero gera curiosidade e entusiasmo a quem a observa, tornando-se um dos objetos celestes favoritos entre astrônomos profissionais e amadores.
Fonte: sputniknewsbrasil