Hubble celebra 35 anos de operação com nova IMAGEM impressionante da Galáxia do Sombrero


A Galáxia do Sombrero (Messier 104) está localizada a cerca de 31 milhões de anos-luz na constelação de Virgem. Sua orientação peculiar faz com que pareça um disco no céu com um centro brilhante, destacando-se como uma galáxia peculiar que combina características de galáxias espirais e elípticas.
O que a torna única são as espessas faixas de poeira em seu plano galáctico e ao redor de seu perímetro externo, dando-lhe uma aparência semelhante à aba de um chapéu elegante. Essas faixas fazem parte de sua estrutura espiral, enquanto a protuberância brilhante no centro é mais típica de uma galáxia elíptica.
A galáxia foi observada pela primeira vez pelo telescópio Hubble em 2003, e a imagem resultante se tornou uma das mais adoradas. Recentemente, essa imagem foi reprocessada com novas técnicas, revelando detalhes mais complexos e mais estrelas no fundo.
© Foto / ESA/Hubble & NASA, K. NollLocalizada a cerca de 30 milhões de anos-luz de distância, na constelação de Virgem, a Galáxia do Sombrero é instantaneamente reconhecível

Localizada a cerca de 30 milhões de anos-luz de distância, na constelação de Virgem, a Galáxia do Sombrero é instantaneamente reconhecível - Sputnik Brasil, 1920, 20.04.2025

Localizada a cerca de 30 milhões de anos-luz de distância, na constelação de Virgem, a Galáxia do Sombrero é instantaneamente reconhecível
Apesar de seu brilho e abundância de estrelas, a Galáxia do Sombrero não é muito ativa na formação de novas estrelas, produzindo apenas o equivalente a um Sol por ano. Sua orientação quase lateralizada e centro extremamente brilhante dificultam seu estudo.
© Foto / NASA, ESA, CSA, STScIO Telescópio Espacial James Webb da NASA recentemente fotografou a Galáxia do Sombrero com seu Instrumento de Infravermelho Médio (MIRI), revelando a natureza aglomerada da poeira ao longo do anel externo da galáxia

O Telescópio Espacial James Webb da NASA recentemente fotografou a Galáxia do Sombrero com seu Instrumento de Infravermelho Médio (MIRI), revelando a natureza aglomerada da poeira ao longo do anel externo da galáxia - Sputnik Brasil, 1920, 20.04.2025

O Telescópio Espacial James Webb da NASA recentemente fotografou a Galáxia do Sombrero com seu Instrumento de Infravermelho Médio (MIRI), revelando a natureza aglomerada da poeira ao longo do anel externo da galáxia
Observações do Telescópio Espacial James Webb (JWST, na sigla em inglês) no infravermelho médio mostram poeira aglomerada ao redor da borda externa e um centro brilhante com um buraco negro supermassivo ativo, com uma massa de cerca de 9 bilhões de sóis.
Com sua aparência única, desde sua descoberta, a Galáxia do Sombrero gera curiosidade e entusiasmo a quem a observa, tornando-se um dos objetos celestes favoritos entre astrônomos profissionais e amadores.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Jornalistas da ESPN são afastados após críticas à CBF por denúncia contra Ednaldo Rodrigues; web reage: “Ditadura voltou?”
Próxima UE não se preocupa com opinião dos pequenos países-membros e os considera províncias, diz analista