Hovet aproxima capacitação e atendimento social


A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) conta com unidades de Hospital Veterinário nos municípios de Cuiabá e Sinop que atendem mais de 20 mil pacientes caninos e felinos ao ano. O resultado é o reconhecimento do papel social na comunidade pela ética e respeito aos animais em ações de ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, as duas unidades atendem tutores de animais domésticos e também demandas para tratamento de animais silvestres. 

Para os estudantes de Medicina Veterinária da UFMT e de outras instituições há a possibilidade de Estágios Supervisionados Obrigatório e Não Obrigatório. Os acadêmicos podem totalizar carga horária semanal de 30 ou 40 horas em diferentes áreas de interesse com a oportunidade de aprender ao lado de professores da UFMT que atuam nas unidades e realizam desde consulta de pequenos animais até cirurgias, entre outros procedimentos complexos.

Atualmente há nas unidades do Hovet a realização de curativos, transfusões, fluidoterapia, punções, oxigenioterapia, eletrocardiograma, testes laboratoriais, exame de líquido cefaloraquidiano, cultivos de bactérias e fungos, pesquisas de parasitas em sangue e fezes, secreção respiratória e atos anestésicos e cirúrgicos. Os valores dos procedimentos realizados pelo Hovet estão disponíveis na página da unidade e atendem a correções do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Unidade realiza projeto para baixa renda

O Hovet desenvolve ações voltadas para atender a animais com tutores que tenham a impossibilidade de pagar pelos serviços prestados pela unidade. O Programa de Isenção Baixa Renda apoia o custeio de consultas e medicamentos para os animais a preços reduzidos e até mesmo isenção de custos.

O programa de Isenção Baixa Renda funciona a partir da recepção do hospital, com explicação da equipe sobre como funciona o programa com informações sobre a documentação necessária conforme formulário do Programa de Isenção. O tutor interessado é informado ainda que a falta de documentos resulta no indeferimento do requerimento de isenção.

Segundo o Hovet, o prazo para análise da solicitação é de 48 horas e o Programa de Isenção Baixa Renda abre espaço para a isenção de alguns procedimentos, como consulta, exames de check-up simples, procedimento cirúrgico, internação e etc. Há  medicamentos e alguns exames que não são contemplados no Programa de Isenção, atendendo ainda aos tutores de baixa renda.

Extensão

Além disso, o Hospital Veterinário do Câmpus de Cuiabá é espaço do desenvolvimento de atividades de extensão.Neste ano, a partir do programa “Hospital Veterinário: Serviço de extensão veterinária à comunidade do estado do Mato Grosso”, estão sendo desenvolvidos os seguintes projetos: “Conscientização sobre as principais zoonoses aos

proprietários de pequenos animais assistidos no HOVET-UFMT”; “Atendimento clínico de animais selvagens de vida livre e mantidos em cativeiro”; “Projeto de castração de cães e gatos”; “Anestesia Animal: Serviço de anestesiologia para animais domésticos e silvestres da grande Cuiabá e estado de Mato Grosso”; “Atendimento clínico cirúrgico de pequenos animais, pets exóticos e animais silvestres da região de Cuiabá”; “Laboratório de patologia veterinária: diagnóstico patológico veterinário no estado de Mato Grosso”; “Atendimento ambulatorial de enfermidades infecciosas em animais de companhia atendidos no HOVET-UFMT”; “Atendimento de diagnóstico microbiológico de doenças infecciosas no laboratório de microbiologia veterinária da UFMT; “Diagnóstico molecular de doenças infecciosas no HOVET-UFMT”; “Imaginologia Veterinária ao alcance da comunidade de Mato Grosso”; “Laboratório de patologia clínica veterinária do HOVET”; “Atendimento clínico e cirúrgico de animais de produção do HOVET-UFMT, campus Cuiabá”; “Diagnóstico de doenças parasitárias de animais domésticos e silvestres no HOVET-UFMT”; “Diagnóstico de leishmaniose canina no Laboratório de Leishmanioses do HOVET-UFMT e conscientização dos tutores sobre a doença”; Análises laboratoriais das doenças infecciosas em animais de companhia atendidos”; “Laboratório de Análises Clínicas de Aves e Répteis (LAnCAR/HOVET)”; e “Apoio operacional fornecido pelo HOVET à clínica médica e cirúrgica e apoio diagnóstico: serviço de secretaria, recepção, tesouraria, farmácia, lavanderia, técnicos de laboratório e enfermagem”.

Horários de atendimento

O Hospital Veterinário do Câmpus de Cuiabá realiza atendimento por ordem de chegada. A abertura de prontuários acontece de segunda a quinta-feira entre 7h e 09h30 e 12h30 às 14h30. O atendimento de emergência acontece entre 7h às 16h30 nesses dias. Já às sextas-feiras, o horário de atendimento é das 07h às 09h30. Já os atendimentos no Hovet Sinop são ofertados de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 17h30 e na sexta-feira das 7h30 às 11h30.

Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (65) 3615-8662. Outras orientações podem ser obtidas aqui.

Fonte: ufmt

Anteriores Sanear faz interrupção temporária do fornecimento de água na região ​Distrito Industrial Rondonópolis (distrito antigo)
Próxima Projeto assegura ao advogado sustentação oral no agravo regimental do recurso especial