“As Forças Armadas do Iêmen realizaram duas operações no mar Vermelho contra navios pertencentes a companhias que violaram a proibição de entrar nos portos da Palestina ocupada. Os alvos dos ataques foram os navios Elbella e Genoa”, disse o porta-voz das tropas houthis, Yahya Saree.
O porta-voz detalhou ainda que os houthis utilizaram drones, além de mísseis balísticos e antinavio durante os ataques.
O movimento anunciou no final de maio a intensificação das operações nos mares Vermelho e Arábico, além do golfo de Áden, contra os navios vinculados a Israel ou que se dirigem aos portos desse país em meio à ofensiva de Tel Aviv em Rafah, no sul de Gaza.
O líder dos houthis, Abdul Malik al Houthi, advertiu Israel e os Estados Unidos sobre uma nova fase de operações contra os dois países caso continuasse a agressão contra os palestinos na Faixa de Gaza. Mais de 36 mil pessoas já foram mortas durante os confrontos no enclave, a maioria mulheres e crianças, segundo autoridades locais.
Em resposta, EUA e Reino Unido realizam ataques contra o Iêmen desde meados de janeiro sob a justificativa de atuar na segurança da navegação na região, crucial para a navegação mundial.
Desde 2014, o grupo controla grande parte do centro e do norte do Iêmen, incluindo a capital, Sanaa. Em 2015, uma coalizão árabe liderada pela Arábia Saudita iniciou operações militares para apoiar o Exército iemenita na recuperação dessas áreas.

Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Fonte: sputniknewsbrasil