Houthis já atacaram navios comerciais 23 vezes no mar Vermelho desde o fim do ano passado


Ele criticou as tentativas dos houthis de justificarem seus ataques com a situação em Gaza, chamando isso de justificativa ilegítima.

“Os ataques que os houthis estão lançando no mar Vermelho são indiscriminados, visando navios que, em sua maioria, não têm qualquer ligação com Israel”, destacou o funcionário.

No início do dia, o Comando Central dos Estados Unidos (Centcom, na sigla em inglês) afirmou que vários navios mercantes no sul do mar Vermelho foram alvos de mísseis balísticos lançados pelos houthis, acrescentando que nenhum dano foi relatado.
Combatentes houthis recém-recrutados em veículo militar durante reunião para mobilizar mais combatentes em Sanaa, Iêmen, 3 de janeiro de 2017 - Sputnik Brasil, 1920, 02.01.2024

Na semana passada, o USS Gravely interceptou dois mísseis balísticos antinavio no mar Vermelho em resposta a um ataque houthi ao navio Hangzhou, com bandeira de Singapura, da companhia marítima dinamarquesa Maersk, afirmou o CENTCOM.
Mais tarde, na mesma semana, o navio comercial Hangzhou foi novamente atacado pelos houthis, de acordo com o CENTCOM, acrescentando que helicópteros dos EUA afundaram os navios atacantes.
Após o conflito armado entre Israel e o movimento palestino Hamas em outubro, os houthis intensificaram seus ataques a navios de carga que acreditam estar ligados a Israel no mar Vermelho e no mar arábico, prometendo continuar os ataques até que Israel encerre suas ações militares na Faixa de Gaza.
Embarcação Galaxy Leader, capturada pelos rebeldes houthis no mar Vermelho - Sputnik Brasil, 1920, 01.01.2024

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Autoridades brasileiras repudiam 'ataque terrorista' no Irã
Próxima Teto do rotativo reduz endividamento, mas juros continuam altos