Houthis consideram a presença de Israel na Somalilândia um alvo militar, diz liderança do movimento


“Consideramos qualquer presença israelense na região da Somalilândia um alvo militar para nossas forças armadas, pois constitui uma agressão contra a Somália e o Iêmen, e é uma ameaça à segurança da região”, disse a liderança em discurso que foi transmitido por uma emissora iemenita.
Na última sexta-feira (26), Israel reconheceu oficialmente a autoproclamada República da Somalilândia, localizada no norte do Chifre da África, como um Estado independente.
Mulheres em meio a letreiro I love Somaliland (no inglês, Eu amo a Somalilândia), instalado na principal cidade da região autônoma. Hargeisa, 8 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 05.01.2024

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o presidente da autoproclamada república, Abdirahman Mohamed Abdullahi, assinaram uma declaração conjunta de reconhecimento. Israel tornou-se o primeiro país do mundo a reconhecer a Somalilândia.
As autoridades somalis rejeitaram categoricamente a “invasão da soberania por Israel”. A maioria dos países africanos e árabes, bem como a Liga Árabe e a União Africana, apoiam a Somália. O posicionamento de Israel foi, inclusive, alvo de repúdio pelos governos do Egito, Turquia, Somália e Djibuti.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Homem dá selinho em companheira e é morto por enteado na ceia de Natal
Próxima Trecho bem preservado de antiga estrada de 2.200 anos é descoberto na China (FOTOS)