Hospital Sírio-Libânes realiza atividades com equipes de saúde em Diamantino


A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e Hospital Sírio-Libanês, realizou no auditório da Secretaria Municipal de Educação, uma importante capacitação voltada aos servidores da saúde do município.

O encontro teve como objetivo discutir a inclusão do uso de evidências científicas no processo de tomada de decisão na área da saúde, buscando garantir que as práticas adotadas estejam alinhadas com as melhores informações disponíveis e resultem em benefícios reais para a população.

A secretária de Saúde, Adélia Maria, destacou a importância da parceria com o Hospital Sírio-Libanês e os demais parceiros.

“Queremos garantir que as decisões tomadas em Diamantino estejam fundamentadas nas melhores evidências disponíveis, assegurando eficiência, economia e excelência no atendimento. Essa iniciativa fortalece nossos profissionais e traz benefícios diretos para a população.”

O município de Diamantino é uma das oito cidades selecionadas no Brasil para integrar essa iniciativa, que visa institucionalizar o uso de evidências científicas como base para a formulação e implementação de políticas públicas de saúde.

Segundo a professora de Saúde Coletiva da Universidade de São Paulo (USP), Fernanda Carrer, convidada para conduzir as atividades, ressaltou a importância da iniciativa.

“O objetivo é colocar o melhor da ciência no centro das decisões em saúde, garantindo que os gestores tenham informações atualizadas e seguras para promover o bem-estar da população.”

A participante e assistente social da Equipe Multidisciplinar Lucivânia Oliveira, comentou sobre os impactos da capacitação em seu trabalho.

“Os encontros têm trazido mais clareza sobre como utilizar dados científicos para fundamentar as ações diárias, contribuindo para uma assistência mais qualificada e com maior resolutividade para os usuários do sistema municipal de saúde.”

O projeto é coordenado pelo Hospital Sírio-Libanês e pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).

Participaram também do encontro, o prefeito, Chico Mendes e a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Jaqueline Carlos.

Fonte: diamantino.mt.gov.br

Anteriores Mato Grosso: produção de soja deve cair 7,29% em 2025/26
Próxima Trocando as bolas: juiz pede desculpas por erro cometido em execução de sentença