Horner e Newey afirmam que Vettel foi fundamental para sucesso da Red Bull na F1


A Red Bull Racing existe há quase 20 anos e teve vários anos de sucesso, inclusive sendo campeã de 2010 a 2013 entre as equipes e com Sebastian Vettel entre os pilotos, e em 2021 com o título de pilotos de Max Verstappen e em 2022, conquistando os campeonatos de equipes e pilotos, novamente com o holandês

Uma questão que vem surgindo, é se em 2023 o sucesso vai continuar, mas de qualquer maneira, uma coisa é certa: esse sucesso se deve aos alicerces lançados anos atrás, e é sobre isso que Christian Horner e Adrian Newey falaram em uma entrevista.

Sem dúvida nenhuma, um dos ingredientes para o sucesso da Red Bull é o diretor técnico e projetista-chefe, Adrian Newey. “Como poderíamos atrair Adrian para se juntar à equipe Red Bull?”, questionou Horner em 2006. O engenheiro trabalhava na McLaren, e Horner disse que David Coulthard, piloto da Red Bull na época, desempenhou um papel muito importante nisso. “David trabalhou com Adrian por muitos anos na Williams e na McLaren”, disse Horner.

Questionado se Newey não achava que era um risco ingressar em uma equipe tão inexperiente naquela época, ele respondeu: “Vencer campeonatos parecia um sonho muito distante naquele momento, mas apenas tentar vencer corridas, foi algo que realmente me intrigou”, disse ele.

Sebastian Vettel também foi citado como um elemento-chave no sucesso inicial da equipe. “Sebastian trabalhou incrivelmente duro. Ele era incrivelmente dedicado, muitas vezes era o último cara no escritório de engenharia no final de uma sexta ou sábado”, disse o chefe da equipe Red Bull, Horner. Newey continuou, dizendo que o então jovem piloto alemão tinha uma abordagem muito metódica, e trabalhava incrivelmente duro, pois queria aprender com seus erros.

“A equipe se preparou para fazer aquela milha extra porque viu o trabalho e comprometimento que ele estava preparado para fazer. Essa dedicação nos ajudou no lado da engenharia a melhorar o carro”, disse o Newewy.

Vettel é conhecido pelas pessoas como mais do que apenas um piloto, ele também sempre dedicou muito tempo ao lado técnico de sua profissão. Se o alemão pode retornar à Fórmula 1, em uma função diferente no futuro, talvez em um cargo de dirigente em uma equipe, ainda é uma questão de especulação. De qualquer forma, pelo que Horner e Newey disseram, sua motivação parece ser um forte ingrediente para o sucesso.

Anteriormente, o consultor da Red Bull, Helmut Marko, já afirmou que gostaria de ter Vettel trabalhando dentro da equipe em uma função gerencial. Pelo menos por enquanto, o alemão recentemente aposentado como piloto, não se manifestou sobre o assunto.

 

 

Anteriores Russell fala sobre demandas fora da pista por ser piloto da Mercedes na F1
Próxima Red Bull quer construir seu carro de F1 completo em Milton Keynes