Honda ZR-V: 5 razões para comprar e 5 motivos para fugir


O Honda ZR-V foi lançado há quase um ano como o SUV do Civic. Isso porque o SUV médio usa a mesma plataforma da décima geração do sedã. Apesar das qualidades, como a boa posição de dirigir e a vasta oferta de equipamentos, as vendas ainda estão longe das previsões feitas pela marca japonesa: no melhor mês, em março, foram 619 emplacamentos, bem menos que as 1.000 unidades por mês projetadas na chegada.

Algumas lojas inclusive fazem promoções com descontos de até R$ 20 mil, redução que certamente deixa o SUV médio muito mais atrativo. Se você ficou interessado, Autoesporte lista, nos próximos parágrafos, cinco razões para comprar e cinco motivos para fugir do Honda ZR-V.

1. Segurança ativa

O pacote de segurança ativa do ZR-V, o popular Adas, é o Honda Sensing. Tem recursos como controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem automática de emergência, alerta de saída de faixa com correção do volante e faróis com facho alto adaptativo. Além de ser praticamente completo, o sistema tem um dos melhores funcionamentos do mercado, com ações suaves no volante, quando necessário, e sem a “afobação” na detecção de outros modelos.

2. Ergonomia

Em suas comunicações oficiais, a Honda diz que a posição de dirigir do ZR-V é similar à de um sedã. Exageros à parte, o SUV, de fato, acomoda melhor o motorista que privilegia uma tocada mais dinâmica. A posição ligeiramente mais baixa é completada por bancos com excelente densidade de espuma e ajuste ao corpo. Fora isso, a cabine tem ergonomia exemplar, com comandos à mão e uma generosa oferta de porta-objetos, além de cinco entradas USB dos tipos A e C.

3. Equipamentos de série

A lista de equipamentos do ZR-V também é generosa. A única versão disponível, Touring, tem ar-condicionado digital de duas zonas, teto solar, banco do motorista com ajustes elétricos, chave presencial, partida por botão, retrovisor interno eletrocrômico, faróis full-LED, quadro de instrumentos parcialmente digital e airbags frontais, laterais, de cortina e de joelhos para motorista e passageiro.

4. Acabamento

Além de completo, o ZR-V tem acabamento caprichado, que mescla materiais como plástico emborrachado e couro sintético que se prolonga pelo console central, deixando o toque mais agradável para os braços. Os botões que ajustam a ventilação são revestidos com um material que lembra aço escovado, também presente nas grades de saída de ventilação. Nesse aspecto, o Honda supera rivais como Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos.

5. Conforto

Sim, esse é um item subjetivo, mas o Honda ZR-V se destaca por oferecer um excelente ajuste de suspensão, proporcionado, em partes, pelo uso da arquitetura multilink na traseira. Como já dito, os bancos contribuem para o conforto, assim como o conjunto mecânico, com um acerto suave nas respostas do acelerador e bom entrosamento entre motor e câmbio.

Até o isolamento acústico, que costuma falhar em carros com câmbio CVT, se sai bem, deixando do lado de fora o característico ruído das polias.

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1. Desempenho

Se o conforto é a principal característica dinâmica do ZR-V, o desempenho deixa a desejar. O motor 2.0 aspirado de quatro cilindros a gasolina do ZR-V, com injeção convencional multiponto, tem “apenas” 161 cv de potência e 19,1 kgfm de torque. Em nosso teste no Rota 127 Campo de provas, o SUV médio levou 11,1 segundos para ir de 0 a 100 km/h.

A marca é pior que a do principal rival equipado com motor aspirado, o Corolla Cross, quase 1 s mais rápido na mesma prova. Nesse caso, além de ser mais potente (175 cv), o concorrente é flex.

2. Preço

Sem as promoções observadas por Autoesporte, o preço de tabela do ZR-V é de R$ 214.500 na única versão disponível, Touring. Nesse cenário, o Honda encara rivais já eletrificados, como o Toyota Corolla Cross XRX Hybrid (R$ 210.990) e GWM Haval H6 HEV2 (R$ 216 mil), além do líder da categoria, Jeep Compass, que é turbo e mais potente. Nesse caso, versões menos equipadas partem de R$ 182.990.

3. Central multimídia

A central multimídia de 9 polegadas do ZR-V tem como maior mérito a possibilidade de espelhamento sem fio para Apple CarPlay. Porém, além de oferecer conexão com Android Auto apenas por cabo, as molduras grossas e a profundidade dão ao aparelho um aspecto não tão moderno. A resolução das imagens projetadas pela câmera de ré também não é das melhores.

Por fim, o chamado LaneWatch, que mostra imagens captadas pelo retrovisor direito em tempo real na tela, pode atrapalhar o motorista que está usando a navegação GPS. Vale lembrar que é possível desligar o recurso, mas uma solução mais interessante seria exibir as imagens no quadro de instrumentos, como faz o Hyundai Creta.

4. Porta-malas

Com 389 litros, o porta-malas do ZR-V pode ser considerado pequeno para um SUV médio. Perde, por exemplo, para o Compass, que é mais curto, porém tem 410 litros. E se sai pior que os de outros rivais, como Corolla Cross (440 litros), Ford Territory (448 litros), Taos (498 litros) e H6 (560 litros).

5. Sombra do HR-V

As comparações entre os dois SUVs são inevitáveis. Afinal, R$ 15 mil separam as versões topo de linha do HR-V da única configuração do ZR-V. Até porque o SUV do Civic é 19 cm mais comprido, mas só tem só 5 cm a mais no entre-eixos e na largura. Ou seja, são diferenças consideravelmente pequenas.

Para tornar a decisão ainda mais difícil, o HR-V tem bons recursos de assistência à condução e opção do excelente motor 1.5 turbo flex de até 177 cv. E, ainda que seja subjetivo, o visual do HR-V parece mais moderno e atrativo.

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Fonte: direitonews

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