A Honda XRE 300 disputa a preferência dos compradores de motocicletas trail de cilindrada baixa/média no mercado brasileiro. O modelo da Honda foi lançado no Brasil em 2009, com as vendas tendo início em 2010, para substituir as motos Tornado 250 e NX4 Falcon, com proposta de uso misto, ou seja, encara o asfalto e também o off-road.
O tempo de permanência no mercado mostra como a Honda XRE 300 fez sucesso por aqui. A moto saiu de linha somente no fim de 2023, quando foi substituída pela nova Honda XRE 300 Sahara, que falaremos mais abaixo.
Com um motor monocilíndrico DOHC de 2.916 cm³ arrefecido a ar, alimentado por injeção eletrônica PGM-FI, a Honda XRE 300 é equipada com partida elétrica, tecnologia FlexOne, podendo ser abastecida tanto com gasolina como etanol.
Rodando com etanol, a potência máxima da XRE 300 é de 25,6 cv (25,4 cv com gasolina) a 7.500 rpm. Já o torque máximo com etanol é de 2,80 kgfm (2,76 kgfm com gasolina) a 6.000 rpm. O câmbio tem cinco marchas e a embreagem é multidisco em banho de óleo, com acionamento mecânico.
A Honda XRE 300 tem um chassi tubular de aço de arquitetura tipo berço semi-duplo que envolve o motor em sua porção inferior. A suspensão dianteira do modelo é do tipo telescópico e tem tubos de 41 mm de diâmetro e 245 mm de curso. A roda aro 21 polegadas de alumínio é calçada por um pneu de medida 90/90. Já a suspensão traseira tem balança de alumínio ligada ao sistema Pro-Link, com ajuste de pré-carga da mola. O curso é de 225 mm e a roda, aro 18 polegadas, usa pneu medida 120/80.
Na parte da frenagem, a motocicleta é equipada com sistema ABS (Antilock Brake System) de dois canais, um diferencial em relação ao segmento e concorrência, que age no disco dianteiro (256 mm de diâmetro) por meio de um cáliper de pistão duplo de comando hidráulico e no disco traseiro (220 mm de diâmetro) o cáliper é de pistão simples, também com comando hidráulico.
Com peso de 148 kg e tanque de combustível com capacidade para 13,8 litros, a Honda XRE 300 tem um consumo médio de 26 km/l. Com o tanque cheio, o motociclista pode rodar quase 360 km sem precisar abastecer, mas isso pode variar muito dependendo da forma de pilotagem e peso do motociclista e, se for o caso, do garupa.
O último modelo da Honda XRE 300, lançado em 2022, tem também iluminação full-LED e painel tipo Blackout, com informações de fácil e rápida visualização.
A Honda XRE 300 foi oferecida no Brasil, entre os anos de 2009 e 2023, em três versões: XRE 300 ABS, XRE 300 Adventure e XRE 300 Rally. A diferença entre elas é basicamente o esquema de cores disponíveis e o grafismo. A Honda XRE 300 Rally começou a ser comercializada no Brasil em 2014, já a versão Adventure apenas em 2017.
Os preços públicos sugeridos na ocasião do lançamento da XRE 300 2022 eram de R$ 20.390 (XRE 300 ABS) e R$ 20.890 (XRE 300 Adventure/XRE 300 Rally), com base no estado no Distrito Federal e não inclusas as despesas de frete e seguro. O modelo tinha ainda três anos de garantia sem limite de quilometragem além de sete trocas de óleo gratuitas.
* Valor público sugerido da revisão da Honda XRE 300 2023 para o Estado de São Paulo, válido até 30/06/2024. Para mais informações sobre condições severas de uso e itens não relacionados a uma revisão específica, consulte o Manual do Proprietário ou contate sua concessionária de preferência. Se durante a revisão for constatada a necessidade de substituição de itens adicionais, o orçamento deverá ser aprovado pelo cliente. As informações e valores estão sujeitos à alteração sem prévio aviso.
*Apesar de não aparecer mais no site oficial da Honda, a Tabela Fipe ainda lista o preço da XRE 300 ABS zero-quilômetro: R$ 29.674,00.
*Apesar de não aparecer mais no site oficial da Honda, a Tabela Fipe ainda lista o preço da XRE 300 Rally zero-quilômetro: R$ 30.105,00
*Apesar de não aparecer mais no site oficial da Honda, a Tabela Fipe ainda lista o preço da XRE 300 Adventure zero-quilômetro: R$ 30.070,00
Lançada no fim de 2023, com chegada às lojas no início de 2024, a nova Honda XRE 300 Sahara chegou para substituir a “antiga” XRE 300. A nova Sahara 300 é vendida em três versões: Standard (nas cores cinza metálica e preta, com preço sugerido de R$ 27.090) Rally (nas cores vermelha, preta e branca, por R$ 27.690) e Adventure (na cor bege metálica, com preço inicial de R$ 28.650).
A diferença entre as versões Standard e Rally está apenas nas cores. Já a configuração Adventure tem adesivos com grafismos mais elaborados, para-brisa mais alto, protetor das carenagens laterais e protetor de motor, dentre outros itens, como acessórios de fábrica.
O modelo tem um motor completamente novo em relação ao presente na XRE 300 anterior. O propulsor da nova Honda Sahara 300 é o mesmo que equipa a CB 300F Twister, ou seja, o monocilíndrico flex e refrigerado a ar de 293,5 cm³. A potência é de 24,8 cv com gasolina e 25,2 cv com etanol, a 7.500 rpm, e o torque é de 2,7 kgfm com gasolina e 2,74 kgfm com etanol, a 5.750 rpm.
A garantia da Honda XRE 300 Sahara é de três anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da terceira revisão). O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou seis meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 km ou seis meses.
* Valor público sugerido da revisão da Honda XRE 300 Sahara 2024 para o Estado de São Paulo, válido até 30/06/2024. Para mais informações sobre condições severas de uso e itens não relacionados a uma revisão específica, consulte o Manual do Proprietário ou contate sua concessionária de preferência. Se durante a revisão for constatada a necessidade de substituição de itens adicionais, o orçamento deverá ser aprovado pelo cliente. As informações e valores estão sujeitos à alteração sem prévio aviso.
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Fonte: direitonews