O nome diz tudo. Por décadas, o Honda Prelude representou o que havia de mais avançado em esportividade, tecnologia e design para a marca japonesa — antecipando diversos aspectos que depois seriam incorporados ao Civic, CR-V e outros modelos. Após 24 anos de ausência, o esportivo está de volta às lojas do Japão antes de embarcar para outras partes do mundo.
O Prelude desbancou o Civic Type R e agora assume o topo da gama de esportivos da Honda. Ele parte de 6,1 milhões de ienes em seu país natal — o equivalente a R$ 250 mil na conversão atual. Tem motor híbrido, acabamento premium, mais tecnologia e um pacote esportivo bastante respeitável.
O Honda Prelude traz um visual bem característico de modelos cupê, com uma frente mais alongada e o caimento característico no teto. Uma curiosidade que percebemos é a semelhança de design com o Toyota Prius, graças aos faróis de LED afilados conectados na dianteira, a leve queda do capô e o para-choque elevado. Confira:
Mas, voltando ao que interessa, veremos a seguir como é o novo Prelude enquanto sentimos o gosto de como seria ter o modelo no Brasil novamente. O cupê foi vendido por aqui nos anos 1990 após a reabertura das importações, sendo o primeiro em nosso mercado a oferecer o moderno sistema de esterçamento das rodas traseiras para melhorar o desempenho nas curvas. Até hoje as marcas de esportivos se gabam deste recurso apresentado pela Honda há mais de 30 anos. Mas chega de falar do passado…
Depois de inspirar o Civic por várias décadas, o oposto aconteceu pela primeira vez. Isso porque o Prelude sai de fábrica com motor 2.0 aspirado de quatro cilindros a gasolina, atrelado ao moderno sistema híbrido paralelo e:HEV. É o mesmo conjunto mecânico da 11ª geração do sedã, que está à venda no Brasil na linha 2026.
Este sistema combina o motor a combustão a dois propulsores elétricos: um deles atua como gerador, transformando energia cinética em elétrica para alimentar uma bateria cuja capacidade não foi revelada; o outro recebe essa energia e a envia para as rodas, sendo um motor de tração. Os números de potência e torque tampouco foram divulgados, mas estima-se que o Prelude terá algo em torno de 200 cv.
O Honda Prelude não tem um câmbio mecânico, mas a marca implementou um novo sistema eletrônico chamado “S+ Shift” para simular avanços e reduções de marcha. A atuação do motor a gasolina se dá por uma embreagem de relação fixa que funciona como uma espécie de “overdrive“. Com esse mesmo mecanismo, o Civic, por exemplo, pode fazer até 27 km/l na estrada, como Autoesporte constatou.
Como não seria diferente, o Prelude incorpora diversos equipamentos do Civic Type R. É o caso dos freios a disco da Brembo, com sistema de refrigeração ativo; da suspensão dianteira de eixo duplo, que evita o chamado “understeer” quando os pneus dianteiros deslizam mais que os traseiros; e de alguns componentes do chassi.
O Prelude pediu licença aos carros da Acura, a marca premium da Honda, para trazer acabamento primoroso no habitáculo, combinando couro, fibra de carbono e borracha. A cabine tem a disposição 2+2, mas somente crianças ficam confortáveis na segunda fileira de bancos.
Curiosamente, os assentos dianteiros têm diferenças: o do motorista tem a função de proporcionar melhor sustentação, enquanto o do passageiro oferece maior conforto. A cabine ainda traz a central multimídia de 9’’ com sistema nativo do Google, painel de instrumentos digital de 10,2’’, sistema de som premium da Bose, luzes ambientes de LED, ar-condicionado de duas zonas e revestimento de couro suede nos bancos. Há duas combinações: azul e branco, ou preto.
Mercados internacionais como América do Norte, Europa e Oceania irão receber o Prelude a partir de 2026. Seu retorno ao Brasil, porém, é improvável até como carro de exibição.
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Fonte: direitonews