Honda PCX: preços, versões, equipamentos e custos de manutenção


A Honda PCX foi lançada no Brasil em 2012 e inovou no segmento de scooter no mercado brasileiro de veículos de duas rodas. O modelo tem design diferenciado e moderno, com bastante tecnologia embarcada. Isso, somado à praticidade, fez da Honda PCX um sucesso de vendas por aqui.

Somente no primeiro semestre de 2024, de acordo com os dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), foram produzidas 29.300 unidades da Honda PCX no Brasil.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

Já de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram emplacadas 30.558 unidades do modelo de janeiro a junho deste ano.

Confira a seguir todos os detalhes da Honda PCX, o scooter mais vendido do Brasil.

A última geração da Honda PCX, lançada no Brasil em setembro de 2022, já como ano/modelo 2023, trouxe algumas mudanças importantes para o scooter. O motor, que antes era de 150 cm³, cresceu e passou a ter 160 cm³.

O diâmetro do cilindro passou de 57,3 mm no motor de 150 cc para 60 mm no motor 160 cc. Já o curso foi reduzido de 57,9 mm para 55,5 mm. A taxa de compressão foi elevada de 10,6:1 para 12,0:1. Com essas alterações, a potência máxima passou de 13,2 cv para 16 cv a 8.500 rpm, com torque máximo subindo de 1,38 kgm.f para 1,5 kgm.f a 6.500 rpm.

O motor da PCX é um monocilíndrico SOHC de quatro válvulas arrefecido a líquido com a tecnologia eSP+ – enhanced Smart Power Plus –, conceito construtivo que explora a redução de atrito interno e outras tecnologias voltadas para otimização da eficiência. O motor está atrelado a um sistema de transmissão CVT do tipo V-MATIC.

Outra novidade importante da última geração da Honda PCX lançada no Brasil é o controle de tração. Todas as versões do scooter vendidas no Brasil são equipadas com essa tecnologia que aumenta a segurança na pilotagem.

O sistema HSTC – Honda Selectable Torque Control -, limita eventuais perdas de tração do pneu traseiro em pisos de baixa aderência. Uma luz-alerta “T” pisca no painel quando o HSTC entra em funcionamento. O sistema pode ser desligado completamente por meio de um comando no punho esquerdo.

A Honda PCX tem um chassi de aço do tipo berço duplo, que oferece maior durabilidade e adequação à maior potência proporcionada pelo novo motor. O peso total em ordem de marcha é de cerca 130 quilos.

A suspensão dianteira tem tubos de 31 mm de diâmetro e curso de 100 mm. Os amortecedores traseiros ganharam novas molas, mais adequadas a encarar as irregularidades na pavimentação, com o mesmo curso de 100 mm. Na dianteira, a roda tem 14 polegadas de diâmetro, já na traseira são 13 polegadas, com pneus 110/70-14 na frente e 130/70-13 atrás.

A frenagem das versões PCX ABS e PCX DLX é entregue a um cáliper de pistão duplo e disco de 220 mm na dianteira, combinado com um freio a disco traseiro de 220 mm, com sistema ABS de canal único que opera no freio dianteiro. Na versão PCX CBS o freio a disco dianteiro é igual ao dos demais PCX, porém, com cáliper de três pistões, enquanto que atrás a frenagem se dá por tambor de 130 mm de diâmetro, com ambas rodas integradas ao sistema CBS.

O scooter campeão de vendas da marca japonesa tem tanque de combustível com capacidade para oito litros de gasolina. De acordo com a Honda, o modelo tem autonomia superior a 350 quilômetros.

A Honda PCX tem 1,93 m de comprimento, 74,2 cm de largura e 1,10 m de altura, com distância de 1,31 m entre os eixos e distância mínima do solo de 13,4 cm. A altura do assento é de 76,4 cm.

O modelo Honda PCX é oferecido no Brasil em três versões:

Os preços listados são os preços públicos sugeridos pela marca, sem frete incluso.

Em todas as versões da Honda PCX 160 2024 há a opção da Smart Key, que opera a ignição e a abertura do assento e também aciona um alarme antifurto. A diferenciação entre as versões também se dá pelo sistema de frenagem, CBS – Combined Brake System no modelo de entrada, enquanto nas PCX ABS e DLX o sistema é o ABS – Antilock Brake System –, de um canal.

A garantia da Honda PCX é de três anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da terceira revisão).

A primeira revisão da Honda PCX deve ser realizada após mil quilômetros rodados, ou seis meses, o que ocorrer primeiro, e custa R$ 155,37, com mão de obra gratuita. O intervalo de manutenção do modelo é de seis mil quilômetros. A segunda revisão, com o preço de R$ 332,01, também tem o custo de mão de obra gratuito. A partir da terceira revisão o proprietário da Honda PCX 2024 precisa pagar pelas peças e pela mão de obra.

* Valor público sugerido da revisão da Honda PCX 2024 para o Estado de São Paulo, válido até 31/07/2024. Para mais informações sobre condições severas de uso e itens não relacionados a uma revisão específica, consulte o Manual do Proprietário ou contate sua concessionária de preferência. Se durante a revisão for constatada a necessidade de substituição de itens adicionais, o orçamento deverá ser aprovado pelo cliente. As informações e valores estão sujeitos à alteração sem prévio aviso.

Teste: scooter Honda PCX 2023 muda de geração, troca o motor e chega aos 44,5 km/l

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores STJ anula provas obtidas por guarda municipal e tranca ação por tráf1c0 de dr0g4s
Próxima PEC da Sustentabilidade Fiscal deve ser votada na próxima semana