Honda NC 750X: preços, versões, equipamentos e custos de manutenção


A Honda NC 750X foi lançada no Brasil em 2012, ainda como NC 700X, em duas versões: Standard e ABS. A motocicleta crossover da marca japonesa sempre ofereceu conforto e segurança com proposta e design inovadores, para uso tanto no asfalto como em terrenos mais acidentados. Para quem não sabe, o “NC” do nome da moto vem da sigla em inglês para “New Concept”, ou “Novo Conceito”. Autoesporte seleciona preços, versões, equipamentos e custos de manutenção da moto.

Com o passar dos anos a moto da Honda evoluiu. Em 2015, o motor cresceu para 750 cm³ e o modelo então passou a se chamar Honda NC 750X. Já em 2022, a Honda passou a oferecer a opção do câmbio automatizado com dupla embreagem DCT (Dual Clutch Transmission).

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Desde o mês de outubro de 2022 a fábrica da Honda em Manaus (AM), produz o sofisticado câmbio DCT. Sendo a única unidade fabril da Honda fora do Japão a produzir motocicletas com o câmbio DCT. E desde novembro de 2023 a marca passou a fabricar também o modelo NC 750X com câmbio automatizado. Com isso, todas as versões crossover passaram a ser feitos em território nacional.

De janeiro a julho de 2024, de acordo com os dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), foram produzidas 1.560 unidades da Honda NC 750X no Brasil.

Já de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram emplacadas 1.805 unidades do modelo de janeiro a julho deste ano.

Confira a seguir todos os detalhes da Honda NC 750X.

O motor da NC750X e NC 750X DCT é um bicilíndrico com arrefecimento líquido e comando simples no cabeçote (OHC) de 8 válvulas. De acordo com a Honda, os projetistas buscaram dar um caráter que privilegia baixas e médias rotações ao motor, com curso dos pistões longo, peculiar conformação das câmaras de combustão e virabrequim de elevada massa de inércia, que auxiliam neste objetivo.

Os cilindros do motor da Honda NC 750X são inclinados 62 graus à frente, o que restringe a altura e permite que o centro de gravidade seja baixo. Tanto a NC 750X com câmbio manual como a DCT têm acelerador eletrônico Throttle By Wire (TBW) e três modos de condução pré-definidos e um personalizável, além do sistema controle de tração Honda Selectable Torque Control (HSTC). A potência máxima é de 58,6 cv a 6.750 rpm, o torque máximo de 7,03 kgf.m a 4.750 rpm.

A Honda NC 750X tem um chassi tubular de aço do tipo Diamond. Segundo a marca japonesa, a arquitetura do chassi de aço tipo Diamond foi uma opção ideal para a obtenção do espaço na área entre a coluna de direção e o subchassi, assim como para a ancoragem do motor bicilindrico.

Além disso, o uso de tubos de espessura e peso variáveis induziu a obter uma estrutura leve e ao mesmo tempo resistente, capaz de fazer frente às exigências de um modelo destinado a utilizações variadas, com possibilidade de usos em longas viagens e consequentemente com carga.

A escolha da geometria do chassi – 27 graus de ângulo de cáster, 110 mm de trail – proporciona a agilidade esperada de um modelo multiuso. O mesmo pode ser dito a respeito da distribuição de massa entre a roda dianteira e a traseira, que é de 48% – 52%. O peso a seco ao redor dos 200 quilos e a baixa altura do assento ao solo, 80 cm, favorecem manobras e tornam a condução da NC 750X tarefa ao alcance inclusive de motociclistas de baixa estatura e/ou inexperientes.

A suspensão dianteira de 41 mm de diâmetro e 120 mm de curso tem o sistema SDBV – Showa Dual Bending Valve. Já a suspensão traseira Pro-Link de 120 mm de curso oferece progressividade no amortecimento e tem regulagem da pré-carga da mola.

Na parte da frenagem, na roda dianteira está presente um disco de freio do tipo wave de 320 mm com cáliper de dois pistões. O disco traseiro, também do tipo wave, tem 240 mm e pinça de pistão simples. O sistema ABS de dois canais é equipamento de série em todas as versões da Honda NC 750X. As rodas são de alumínio fundido, de 17 x 3,50 polegadas na dianteira e 17 x 4,50 polegadas atrás, calçadas com pneus de medidas 120/70 ZR17 e 160/60 ZR17, respectivamente.

A moto crossover da marca japonesa tem tanque de combustível com capacidade para 14,1 litros de gasolina. De acordo com a Honda, o modelo tem autonomia de aproximadamente 350 a 380 quilômetros com um tanque.

A Honda NC 750X tem 2,21 m de comprimento, 84,6 cm de largura e 1,33 m de altura, com distância de 1,53 m entre os eixos e distância mínima do solo de 14,5 cm. A altura do assento é de 80 cm.

O modelo Honda NC 750X é oferecido no Brasil em duas versões: NC 750X equipada com câmbio manual, com preço sugerido de R$ 52.680, e NC 750X com câmbio DCT, por iniciais R$ 58.346. Os preços listados são os preços públicos sugeridos pela marca, sem frente incluso. As duas versões da Honda NC 750X 2024 estão disponíveis nas cores Vermelho e Prata Metálico.

A garantia da Honda NC 750X é de três anos, sem limite de quilometragem, além do Honda Assistance (assistência 24 horas) durante o período que durar a garantia.

A primeira revisão da Honda NC 750X deve ser realizada após mil quilômetros rodados, ou seis meses, o que ocorrer primeiro, e custa R$ 1.379,82, com mão de obra gratuita. O intervalo de manutenção do modelo é de seis mil quilômetros. A segunda revisão, com o preço de R$ 161,97, também tem o custo de mão de obra gratuito. A partir da terceira revisão o proprietário da motocicleta precisa pagar pelas peças e pela mão de obra.

* Valor público sugerido da revisão da Honda NC 750X 2024 para o Estado de São Paulo, válido até 31/08/2024. Para mais informações sobre condições severas de uso e itens não relacionados a uma revisão específica, consulte o Manual do Proprietário ou contate sua concessionária de preferência. Se durante a revisão for constatada a necessidade de substituição de itens adicionais, o orçamento deverá ser aprovado pelo cliente. As informações e valores estão sujeitos à alteração sem prévio aviso.

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Fonte: direitonews

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